Como fazer as orelhas de um doberman ficarem de pé

••• Doberman image by Stana from Fotolia.com

O corte das orelhas dos cães da raça doberman pinscher serve historicamente duas funções. Como trata-se de um cão criado para ser um protetor pessoal, a orelha cortada permite que haja menos "lugar" para que um animal o ataque. Além disso, por ser um cão de busca e de resgate de animais, a orelha cortada permite que o doberman identifique um som quatro vezes melhor com a orelha cortada do que com ela mantida. Muitos donos de cães dessa raça que o tem como companhia, preferem não cortar a orelha, pois não é um procedimento necessário.

Passo 1

Encontre um especialista em corte de orelhas de cães respeitável. Faça isso assim que comprar o filhote de doberman. O criador dos cães deve ter um ou mais contatos, ou você pode entrar em contato com um grupo que organiza shows, ou um grupo de salvamento local para recomendações. Lembre-se de perguntar ao veterinário sobre a experiência que ele tem no corte de orelhas de cães dessa raça.

Passo 2

Defina qual estilo de corte você quer para o seu cão. Há três estilos possíveis: corte militar, corte médio e corte para show. O primeiro deles tem uma base mais ampla e demora menos tempo para que a orelha fique de pé. O segundo, o corte médio, é um pouco mais longo do que o militar, e o para show é o mais longo e mais estreito de todos, o que demanda maior esforço para que fique de pé.

Passo 3

Agende uma consulta com o veterinário quando seu cachorro tiver entre 7 e 8 semanas de idade. Não alimente o doberman por 12 horas antes da cirurgia, porque o seu cão estará sob anestesia para realizar o procedimento de aproximadamente 30 minutos.

Passo 4

Coloque as orelhas do cão em um cone ou copo, de acordo com as instruções do seu veterinário. Essa posição fará com que as orelhas fiquem em pé enquanto cicatrizam e ajudará a manter as suturas limpas. Seu doberman provavelmente tentará tirar o copo do lugar, por isso, esteja sempre de olho no seu cão.

Passo 5

Limpe as suturas regularmente com o algodão embebido em peróxido e em pó antisséptico ou qualquer outro produto de limpeza especializada e creme que seu veterinário lhe indicar o uso. As suturas serão removidas entre sete e dez dias após a cirurgia.

Passo 6

Mantenha uma fita nas orelhas do seu cachorro por mais sete a dez dias, até que as bordas do corte estejam cicatrizadas. Siga as instruções do seu veterinário sobre o tipo específico de corte feito para conseguir a forma desejada para a orelha do cão. Continue a observar regularmente a limpeza do local operado durante esse período.

Passo 7

Mantenha as fitas nas orelhas do seu Doberman, utilizando uma nova fita regularmente e verificando a limpeza da região cortada por mais quatro a cinco meses. Pode levar até mais tempo para que as orelhas fiquem em pé por conta própria, até 1 ano de idade no caso de alguns cachorros. Alguns dobermans têm uma cartilagem fina nas orelhas, que demoram para se estabilizar de pé e demandam mais tempo e paciência de sua parte.

Mais recentes

×