Como organizar o seu estande para a feira de ciências

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Um estande é a última etapa do seu projeto para a feira de ciências. Ao fazê-lo montá-lo, deverá ter terminado as pesquisas e experimentos e ter chegado a conclusões. O estande servirá para contar a história do que você aprendeu. Ele é um retrato vivo das descrições detalhadas em seu relatório. Se o seu projeto for apresentado, o estande será o material usado para avaliá-lo. Assegure-se de que ele segue as exigências da competição. Destaque os pontos principais e resuma os passos que você seguiu. A apresentação deve atrair a atenção e o formato do estande deve ser organizado e lógico.

Passo 1

Compre uma estrutura resistente. A maioria dos estandes são feitos de isopor. Papel-cartão também pode ser usado, mas não se sustenta tão bem quanto o isopor. Os estandes ficam mais completos quando são feitos de três painéis dobráveis.

Passo 2

Esboce o desenho de como o estande final ficará. Use lápis coloridos para determinar a eficácia de um esquema de cores. As cores de fundo devem ser escuras. Use duas ou três cores, no máximo, e escolha papéis para o fundo e letras que reflitam o seu esboço.

Passo 3

Centralize o título no painel do meio. Letras auto-adesivas são ótimas para isso e podem ser compradas em lojas de material de escritório. O título deve ser grande o suficiente para ser visto do outro lado da sala.

Passo 4

Organize as tabelas, gráficos, imagens e quadros embaixo do título. O olhar do espectador deve ser atraído para o centro do estande. Os melhores gráficos e tabelas devem ser feitos no computador. Se você deseja desenhar os seus próprios gráficos, não esqueça de usar um papel milimetrado. Organize os itens em uma cartolina.

Passo 5

Posicione a informação para que ela possa ser lida de cima para baixo, da esquerda para a direita. As pessoas devem ler o seu estande assim como leem um livro.

Passo 6

Deixe claro o propósito do seu projeto de ciência na parte superior do painel esquerdo. Logo abaixo, escreva as hipóteses e descreva a sua experiência. Explique cada passo do seu processo. Use uma fonte tamanho 16 para facilitar a leitiura. As legendas devem ser menores que o título principal.

Passo 7

Anote os seus resultados no painel direito. Nele, escreva o que você aprendeu. Sua hipótese estava certa? Abaixo dos resultados, discuta a sua conclusão. Você faria recomendações baseadas naquilo que aprendeu?

Passo 8

Corte a cartolina para que caiba atrás dos textos e gráficos. Use um cortador de papel, se possível, para mais precisão. Deite o painel e posicione as informações antes de começar a colar. Use um bastão de cola para posicioná-las no estande. As fotos também requerem uma fita dupla-face.

Mais recentes

×