×
Loading ...

Ótimas atividades de leitura para o ensino fundamental

O primeiro ano do ensino fundamental é onde possivelmente haverá uma grande diferença entre aqueles que dominam a leitura e aqueles que precisam de mais ajuda. A Academia Nacional de Ciências determinou que ensinar as crianças a falar e identificar as palavras corretamente é mais eficaz do que ensiná-las a usar contextos e imagens para identificá-las.

Muitos alunos do primeiro ano logo começam a aperfeiçoar as suas habilidades de leitura enquanto outros sentem dificuldade em formar palavras básicas (reading girl image by Julia Britvich from Fotolia.com)

Construa uma pirâmide de história

Essa estratégia serve para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de interpretação e vocabulário. Para os alunos do primeiro ano, os professores podem fazer isso como uma atividade prática. Leia uma história cujo enredo seja completamente desenvolvido, contendo vários personagens e problemas. Em um quadro branco, desenhe oito linhas e numere-as de um a oito. Cada linha deve ser maior do que a de cima, criando uma pirâmide. O professor deve colocar em cada uma delas o número correspondente de palavras. Na linha 1, peça para que as crianças pensem no nome do personagem principal e o escrevam. Na segunda linha, escreva duas palavras que descrevam o personagem. Na terceira, peça para que eles descrevam onde a história se passa. Na quarta linha, deve-se escrever palavras que descrevam o problema principal da história. As linhas cinco, seis e sete devem descrever outros eventos que acontecem na história e a última linha, a oito, deverá ser usada para uma solução, com oito palavras, para o problema principal.

Loading...

Encontrando rimas

Dê o mesmo livro infantil com rimas para cada um dos alunos e leia-o em voz alta, pedindo para que os alunos sigam a leitura. O professor para de vez em quando e pede para os alunos encontrarem as palavras que rimam e as escreve no quadro. O professor também deve pedir para que os alunos pensem em outras palavras que rimem com as já escritas, mas que não estão no livro. Isso ajudará os alunos a usarem muitas palavras que soam e são escritas de forma semelhante.

Bum!

O professor deve escrever todas as novas palavras que a turma aprendeu em um cartão e colocá-lo em uma caixa. Ele também deve escrever a palavra "Bum!" em alguns cartões e misturá-los na caixa. Os alunos se revezam escolhendo palavras da caixa e, se conseguirem ler, poderão guardar o cartão. Caso contrário, eles devem colocá-lo de volta na caixa. Se um estudante receber um cartão com "Bum!", eles devem retornar todos os cartões. O estudante com mais cartões no final do jogo vence.

Bingo!

O professor pode criar cartões de bingo com palavras que as crianças já aprenderam na aula. Além disso, ele deverá criar cartões com essas palavras. O professor escolhe um cartão e o lê em uma frase, e as crianças marcarão os seus cartões, se elas tiveram a tal palavra. A primeira criança a preencher uma linha, horizontal, vertical ou diagonal, grita: "Bingo!".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...