Que países têm bandeiras com azul, branco e vermelho?

••• WORLD VIEW image by brelsbil from Fotolia.com

A grande maioria dos países no mundo tem uma bandeira que representa sua história, sociedade e ideais culturais. De acorco com World Flags 101, as cores mais comuns em bandeiras nacionais são vermelho, branco e azul. Várias nações têm bandeiras que contêm todas essas três cores populares.

Estados Unidos da América

american flag image by Maria Bell from Fotolia.com

A bandeira norte-americana está entre os mais conhecidos exemplos de bandeiras com vermelho, branco e azul. O desenho foi adotado por uma resolução do Comitê Marítimo do Segundo Congresso Continental, na Filadélfia, em 1777. As 50 estrelas significam os 50 estados da nação e as 13 linhas representam as 13 colônias originais.

França

flag of France image by patrimonio designs from Fotolia.com

A bandeira francesa possui linhas verticais iguais de azul, branco e vermelho. Ela data de 1790, que marca os primeiros estágios da Revolução Francesa e a fundação da República Democrática da França.

Reino Unido

banner. uk flag. flag of united kingdom image by L. Shat from Fotolia.com

Frequentemente chamada de Union Flag ou Union Jack, a bandeira do Reino Unido possui a cruz vermelha de São Jorge, que é o patrono da Inglaterra, em um fundo azul. A cruz de São Jorge é sobreposta em duas cruzes adicionais: a cruz vermelha de São Patrício, patrono da Irlanda, e a cruz branca de Santo André, patrono da Escócia.

Austrália

drapeau de l'australie image by Charly from Fotolia.com

A bandeira da Austrália é azul, com a bandeira do Reino Unido em seu canto esquerdo superior. Ela possui sete grandes estrelas brancas, conhecidas como Commonwealth (comunidade) ou Federation Stars (estrelas da federação), que significam a unificação das colônias australianas em 1901.

Cuba

cuba flag icon. (with clipping path) image by Andrey Zyk from Fotolia.com

A bandeira de Cuba possui cinco faixas que se alternam entre azul (em referência às antigas divisões da ilha) e branco (refletindo os puros ideais da independência), deitadas horizontalmente pela bandeira. Um triângulo vermelho no canto esquerdo, com uma estrela branca no seu centro, representa liberdade e igualdade, o sangue derramado na luta pela independência e a iluminação do caminho para a liberdade.

Camboja

cambodia flag image by Vladislav Gajic from Fotolia.com

A bandeira de Camboja consiste em duas faixas horizontais azuis no topo e na parte debaixo com uma faixa duas vezes mais larga vermelha no centro. Ela contém em seu centro uma imagem branca do complexo de templos Hindu do século XII, Angkor Wat, tornando-a a única bandeira nacional que possui um edifício.

Taiwan

taiwan flag icon. (with clipping path) image by Andrey Zyk from Fotolia.com

Datada de 1895, a bandeira de Taiwan é em grande parte vermelha, exceto por um retângulo azul no canto superior esquerdo, que possui um sol branco em seu centro. A cor azul representa os ideais de liberdade, justiça e democracia. O vermelho significa fraternidade, sacrifício e nacionalismo. O branco tem intenção de refletir a igualdade, a franqueza e a vida do povo de Taiwan.

Mais recentes

×