Como fazer papel carbono carbono com grafite

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

Se você possui uma figura desenhada em papel e deseja transferi-la para outro tipo de superfície, você pode fazer isso com materiais de desenho que já possui em casa em vez de papel carbono comprado pronto. Esse procedimento pode ser utilizado para transferir esboços e estudos para superfícies como tela e papel de ilustração, permitindo que sejam usados em desenhos finais ou pinturas, ou ainda para passar desenhos de uma superfície a outra para utilização em livros de recortes ou em artesanato. Utilize um pedaço de grafite mais macio ou um lápis para recobrir a parte de trás do desenho a ser transferido para obter melhores resultados.

Passo 1

Vire ao contrário a folha em que estiver o desenho original. Ela deve ser de papel razoavelmente espesso, como uma folha de caderno ou de sulfite. Se sua espessura for muito fina ele poderá se rasgar durante o processo. Por outro lado, se for muito grossa o desenho transferido poderá não ficar muito nítido.

Passo 2

Utilizando um pedaço de grafite ou um lápis bem apontado, cubra o verso da folha em que está o desenho a ser transferido. Segure o lápis ou o grafite na diagonal, de modo que a lateral dele — e não a sua ponta — esteja em contato com o papel. Procure formar uma camada sólida de grafite sobre o papel. Certifique-se de que todo o pedaço da folha correspondente ao desenho esteja coberto. Deixar partes em branco resultará em falhas na imagem transferida.

Passo 3

Posicione a folha de papel com a frente virada para cima diretamente sobre a superfície sobre a qual você deseja transferir o desenho. Certifique-se de que ele está exatamente no lugar onde deverá ficar depois de transferido. Passe um lápis bem apontado pelo contorno do desenho. Procure não mexer muito nem a folha e nem as suas mãos ao fazer isso, para não fazer o grafite borrar sobre a imagem transferida. Ao terminar o contorno nas áreas que você deseja transferir, retire a folha de papel.

Mais recentes

×