Como saber a partir da equação se o gráfico é uma reta ou parábola?

Comstock/Comstock/Getty Images
As retas e parábolas são fáceis de diferenciar graficamente. Em um sistema de coordenadas cartesianas, uma reta tem um declive constante. Esse declive inalterável é o que faz a linha reta. No entanto, uma parábola no mesmo sistema, tem uma declive que se altera constantemente. Essa característica proporciona à parábola uma aparência curva. Os matemáticos também representam retas e parábolas como equações. As equações são fáceis de distinguir assim como seus gráficos.
Step 1
Aprenda a forma padrão de uma equação quadrática. Isso é y = ax^2 + bx + c. As letras a, b e c representam coeficientes.
Step 2
Determine se o valor do coeficiente da equação é igual a zero. Por exemplo, a equação é y = 7x + 11. O coeficiente ''a'' é igual a 0: y = 0x^2 + 7x + 11. A equação representa uma reta.
Step 3
Determine se o valor do coeficiente ''a'' da equação não é igual a zero. Por exemplo, a equação é y = 3x^2 + 7x + 11. O coeficiente a não é igual a 0; é igual a 3. A equação representa uma parábola.
Referências
- University of Georgia: Exploração de funções quadráticas; Kaitlin Spooner [em inglês]
- "Calculus: Concepts and Contexts"; James Stewart; 2004
- University of Nebraska, Lincoln: Geometria analítica [em inglês]
Sobre o Autor
John Woloch writes professionally for various websites. He has published in the Dutch journal "Crux" and writes frequently on oil painting, classical languages and topics involving math and biochemistry. Woloch holds a Master of Arts in English from the University of Chicago, a Master of Arts in classics from Ohio State University and a postbaccalaureate pre-medical degree from Georgetown University.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images