Como fazer uma pasta portfólio utilizando cartolina

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Você pode gastar literalmente centenas de reais em uma pasta portfólio para carregar sua arte. Entretanto, você pode conseguir o mesmo efeito utilizando um produto feito de cartolina para proteger seus trabalhos quando eles precisarem ser transportados.

Passo 1

Meça as dimensões do seu trabalho maior. Não se esqueça que essa pasta é apropriada apenas para transportar trabalhos de arte planos, como desenhos, pinturas e fotografias. Trabalhos com espessuras maiores, até mesmo pinturas com tinta acrílica, podem ser danificados quando transportadas dessa forma.

Passo 2

Corte dois pedaços de cartolina. Cada pedaço deve ser ao menos 5 cm mais longo que em ambas as medidas que o maior trabalho de arte a ser transportado. Por exemplo, um portfólio para carregar um trabalho em papel A4 (21x29 cm) deve ter no mínimo 26x34 cm.

Passo 3

Coloque as duas partes da cartolina juntas, com suas bordas longas encostadas. Aplique uma tira de fita crepe ou silver tape sobre todo o comprimento dessa junção.

Passo 4

Feche as duas partes de cartolina como se fossem a capa de um livro, com o lado onde a fita foi aplicada voltado para o lado de dentro. Aplique mais uma tira de fita ao longo das bordas que você uniu, dessa vez do lado de fora. Essa extremidade deve, novamente, ficar como a capa de um livro.

Passo 5

Faça um orifício de 12 cm de comprimento por 2,5 cm de altura na borda superior (oposta àquela que você prendeu com fita) da cartolina. Esse orifício será a alça do portfólio.

Passo 6

Abra o portfólio e coloque seus trabalhos com cuidado lá dentro. Feche-o para poder carregar. Se você está carregando apenas alguns poucos trabalhos, o portfólio deve permanecer fechado sozinho. Se estiver carregando trabalhos demais, utilize pequenos pedaços de fita para fechar as laterais do portfólio para maior segurança.

Mais recentes

×