Como pavimentar usando pedras de rio e argamassa

••• cobblestones image by Edsweb from Fotolia.com

Pedras de rio, também conhecidas como seixos, criam um visual e um ar rústico e esteticamente agradável em uma paisagem. Usar seixos para calçadas, pátios e caminhos é uma escolha popular entre pedreiros e proprietários. Seixos são pedras formadas naturalmente, grandes e arredondadas. Um problema em pavimentar calçadas com seixos é que a pedra não forma uma superfície lisa e uniforme, sendo mais fácil tropeçar nelas. Seixos mais lisos e achatados, minerados de um leito de rio, são uma escolha mais segura, porém mais cara.

Passo 1

Meça e marque a área onde a estrutura de seixos ficará. Finque estacas no chão ao redor do perímetro.

Passo 2

Cave um buraco até que a área demarcada tenha profundidade de 20 cm.

Passo 3

Calce a base do buraco com uma calçadeira de mão ou movida a gás.

Passo 4

Preencha 15 cm com areia na base do buraco e nivele a superfície. Arraste a parte chata do rastelo pela areia para nivelar.

Passo 5

Coloque os seixos em cima da areia à mão, um por um. Encaixe um seixo próximo ao outro, deixando o menor espaço possível entre eles. Coloque o lado mais achatado para cima. Pense nisso como montar um quebra-cabeça gigante.

Passo 6

Coloque a tábua em cima de três ou quatro pedras e veja se está nivelado com o nível. Se não estiver, use a marreta para martelar as pedras até ficarem niveladas. Repita isso pela estrutura inteira.

Passo 7

Misture a argamassa com água no carrinho de mão até obter uma mistura de consistência parecida com pasta de dente.

Passo 8

Encha o saco de argamassa com a argamassa molhada.

Passo 9

Coloque a ponta do saco entre os seixos e aperte, preenchendo o vazio entre as pedras. Circule cada pedra mantendo uma pressão constante no saco, colocando argamassa entre as pedras. Continue a preencher os espaços até ter argamassa entre todas as pedras.

Mais recentes

×