Como fazer pedras falsas de isopor

O isopor é um material versátil para constução de cenários de teatro e cinema, pois pode ser usado para construir quase qualquer coisa que se imaginar. Para poder moldar e dar forma ao isopor do jeito que você quiser, é preciso ter em mãos os instrumentos apropriados e o tipo certo de isopor. Para obter os melhores detalhes, o ideal é usar um isopor mais denso, que pode ser encontrado em lojas especializadas em reformas. Devido ao seu peso leve, o isopor é o material ideal para fazer pedras falsas para filmes, palcos ou uso caseiro.

Passo 1

Esquematize uma ideia básica do que você quer construir numa folha de papel. Se estiver fazendo um muro ou mesa de pedra falsa, os requisitos são diferentes do que se você fosse construir pedras maiores para um cenário montanhoso. É sempre melhor ter uma ideia escrita para que tenha um plano no qual se basear.

Passo 2

Desenhe seu modelo em tamanho real na folha de cartolina. Este modelo será o molde para o isopor.

Passo 3

Corte o molde.

Passo 4

Coloque o molde nas folhas de isopor e contorne com o marcador.

Passo 5

Corte ao redor do traçado. Não é necessário cortar exatamente na linha durante o primeiro corte, para reduzir os riscos de danificar seu projeto caso o isopor fique preso na serra.

Passo 6

Faça cortes de acabamento no isopor. Se estiver construindo um projeto de uma única camada, como uma porta ou mesa de pedra, prossiga para o passo 9. Se estiver construindo um projeto de pedras falsas mais grossas, como uma pilastra de pedra ou um pedregulho, siga para o passo 7.

Passo 7

Cole as peças cortadas de isopor umas nas outras e coloque alguns espetos de bambu para mantê-las no lugar. Deixe-as secando. Depois que secarem, prossiga para o passo 8.

Passo 8

Use a serra para completar os cortes restantes ou moldar o bloco colado de isopor.

Passo 9

Misture areia com a tinta de sua escolha e misture bem. A areia deixa a tinta com uma textura bem rochosa..

Passo 10

Pinte seu projeto e deixe-o secando.

Mais recentes

×