Por que os pepinos na horta às vezes se tornam amarelo-alaranjado?

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Você adora picles caseiros ou fatias de pepinos frescos nos seus sanduíches, mas todos os pepinos na sua horta estão ficando amarelos ou cor-de-laranja? Esse é um problema comum que pode ter várias causas. Antes de começar a se preocupar, certifique-se de que você esteja cultivando um pepino de pele verde — algumas variedades de pepino, como os pepinos verde-limão, estão sujeitos a terem a pele ou a carne amarela.
Pepinos maduros
O problema mais comum com os pepinos que estão ficando amarelos ou laranja é simplesmente porque eles estão muito maduros. Os pepinos maduros geralmente também são macios, enrugados ou franzidos. Retire qualquer fruta que esteja começando a trocar de cor. Deixar a fruta madura permanecer na planta fará com que ela pare de produzir frutos novos e coloque toda a sua energia na maturação das sementes no fruto já existente. Para a melhor qualidade, pegue os pepinos quando eles estiverem pequenos e jovens. A maioria das variedades de corte tem de 15 a 20 cm de comprimento na maturidade, enquanto os pepinos em conserva são menores, com cerca de 5 a 10 cm.
Água
Ainda que os pepinos exijam uma grande quantidade de água para a produção de frutas frescas e suculentas, muita água pode fazer com que eles fiquem amarelos. Os pepinos idealmente gostam de 2,5 cm de água a cada semana. Na primavera, certifique-se de plantar os pepinos em solos bem drenados, de modo que se houver grandes quantidades de chuva, as plantas não sejam prejudicadas. Caso você viva em uma área com estação de cultivo muito chuvosa, evite o uso de coberturas pesadas na área dos pepinos.
Nutrientes
Os pepinos são plantas que requerem fertilização pesada, precisando de bastante material orgânico no solo. A má qualidade do solo pode resultar em frutos pequenos, deformados ou amarelos. Na primavera, jogue o adubo ou o estrume curtido no solo antes de plantar os pepinos, e mais tarde, no verão, fertilize lateralmente as linhas de pepino com adubo para dar um impulso às plantas.
Vírus
Os pepinos são sujeitos a uma série de vírus e bactérias, e toda planta fraca pode produzir frutos amarelos. Um vírus comum é o do mosaico do pepino, que também pode afetar a abóbora, o espinafre, o alface e algumas flores. Além de frutos pequenos, amarelos e distorcidos, o vírus do mosaico do pepino também pode fazer as folhas ficarem manchadas ou enroladas, e as flores normalmente amarelas da planta de pepino podem ficar manchadas de branco. Esse vírus é transmitido pelos afídios e também pode atacar as ervas daninhas do jardim, como o morrião-dos-passarinhos. A Sociedade Real de Horticultura da Inglaterra recomenda a remoção das plantas doentes, arrancar as ervas daninhas e lavar bem as mãos e as ferramentas de jardim para impedir a propagação da doença.
Referências
- Royal Horticultural Society; Vírus de mosaico de pepino; fevereiro de 2011 [em inglês]
- Vegetable Gardening in Mississippi: Pepinos [em inglês]
- North Dakota Extension Service; Perguntas sobre pepinos; Ron Smith [em inglês]
- University of Wisconsin-Madison: As suas perguntas de horticultura [em inglês]
Sobre o Autor
Heidi Almond worked in the natural foods industry for more than seven years before becoming a full-time freelancer in 2010. She has been published in "Mother Earth News," "Legacy" magazine and in several local publications in Duluth, Minn. In 2002 Almond graduated cum laude from an environmental liberal arts college with a concentration in writing.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images