×
Loading ...

Por que os pepinos na horta às vezes se tornam amarelo-alaranjado?

Você adora picles caseiros ou fatias de pepinos frescos nos seus sanduíches, mas todos os pepinos na sua horta estão ficando amarelos ou cor-de-laranja? Esse é um problema comum que pode ter várias causas. Antes de começar a se preocupar, certifique-se de que você esteja cultivando um pepino de pele verde — algumas variedades de pepino, como os pepinos verde-limão, estão sujeitos a terem a pele ou a carne amarela.

Os seus pepinos estão verdes ou amarelos? (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Pepinos maduros

O problema mais comum com os pepinos que estão ficando amarelos ou laranja é simplesmente porque eles estão muito maduros. Os pepinos maduros geralmente também são macios, enrugados ou franzidos. Retire qualquer fruta que esteja começando a trocar de cor. Deixar a fruta madura permanecer na planta fará com que ela pare de produzir frutos novos e coloque toda a sua energia na maturação das sementes no fruto já existente. Para a melhor qualidade, pegue os pepinos quando eles estiverem pequenos e jovens. A maioria das variedades de corte tem de 15 a 20 cm de comprimento na maturidade, enquanto os pepinos em conserva são menores, com cerca de 5 a 10 cm.

Loading...

Água

Ainda que os pepinos exijam uma grande quantidade de água para a produção de frutas frescas e suculentas, muita água pode fazer com que eles fiquem amarelos. Os pepinos idealmente gostam de 2,5 cm de água a cada semana. Na primavera, certifique-se de plantar os pepinos em solos bem drenados, de modo que se houver grandes quantidades de chuva, as plantas não sejam prejudicadas. Caso você viva em uma área com estação de cultivo muito chuvosa, evite o uso de coberturas pesadas na área dos pepinos.

Nutrientes

Os pepinos são plantas que requerem fertilização pesada, precisando de bastante material orgânico no solo. A má qualidade do solo pode resultar em frutos pequenos, deformados ou amarelos. Na primavera, jogue o adubo ou o estrume curtido no solo antes de plantar os pepinos, e mais tarde, no verão, fertilize lateralmente as linhas de pepino com adubo para dar um impulso às plantas.

Vírus

Os pepinos são sujeitos a uma série de vírus e bactérias, e toda planta fraca pode produzir frutos amarelos. Um vírus comum é o do mosaico do pepino, que também pode afetar a abóbora, o espinafre, o alface e algumas flores. Além de frutos pequenos, amarelos e distorcidos, o vírus do mosaico do pepino também pode fazer as folhas ficarem manchadas ou enroladas, e as flores normalmente amarelas da planta de pepino podem ficar manchadas de branco. Esse vírus é transmitido pelos afídios e também pode atacar as ervas daninhas do jardim, como o morrião-dos-passarinhos. A Sociedade Real de Horticultura da Inglaterra recomenda a remoção das plantas doentes, arrancar as ervas daninhas e lavar bem as mãos e as ferramentas de jardim para impedir a propagação da doença.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...