Pequenas moscas que mordem

Pequenas moscas que picam são incômodas e podem transmitir doenças

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

O tempo quente traz com ele os insetos. Os mosquitos são normalmente os insetos que veem à mente quando falamos em picadas. Mas, picadas de pequenas moscas também podem ser dolorosas e disseminar doenças. Elas podem ser encontradas em áreas quentes e úmidas, como a praia ou perto de córregos. É importante saber quais insetos procurar, bem como a forma de controlá-los.

Mosca negra

A mosca negra tem apenas 0,3 cm de comprimento e uma corcova nas costas. É encontrada perto córregos e rios na primavera e início do verão. Estas moscas viajam até 10 km à procura de uma boa refeição. Não transmitem doenças para os seres humanos, mas podem causar problemas para o gado e pessoas se estiverem em grande número. Mortes podem ocorrer devido a reações alérgicas. As picadas de mosca negra podem causar inchaço e sangramento, e as áreas onde mordem demoram para curar. Elas preferem morder na cabeça.

Mosquitos que picam

Também conhecidos como "borrachudos", estes mosquitos tem somente 0,1 cm de comprimento. Seu tamanho pequeno lhes permite entrar pelas telas de janelas e portas. Vivem em áreas úmidas, como lagos, lagoas, oceanos e próximos a rios. Eles não são nada mais que um incômodo, mas algumas pessoas podem ter reações alérgicas às suas mordidas.

Flebotomíneos

Os flebotomíneos tem 0,3 cm de comprimento, com asas longas, peludas e marrons que formam um "V" quando em repouso. A maioria são sugadoras de sangue, alimentando-se de mamíferos e répteis à noite. Em muitas áreas - do norte da África aos trópicos, e no sul do Texas - os flebotomíneos são responsáveis pela transmissão da leishmaniose, uma doença protozoária desfigurante para os seres humanos. Quando um flebotomíneo pica, ele injeta um parasita sob a pele, onde se multiplica e desenvolve uma úlcera. A úlcera se espalha, causando ruptura da pele em uma área maior e a eventual desintegração do tecido e deformação do rosto ou corpo.

Controlando moscas picadoras

O saneamento é muito importante para o controle e prevenção de moscas picadoras. Elimine as áreas onde as moscas deixam suas larvas: folhas húmidas, plantas em decomposição, estrume e palha. Instale telas de malha fina em portas e janelas. Queime velas e use ventiladores, pois isso irá dificultar seu voo. Evite áreas habitadas por moscas. Use roupas pesadas e de cor clara.

eHow Brasil
×