×
Loading ...

Os insetos são carnívoros?

Os insetos têm um enorme papel no ecossistema global e em números absolutos há poucas coisas que podem concorrer com a sua população na Terra. Estes animais podem comer praticamente qualquer coisa, alguns comem até coisas que nenhum outro ser vivo consegue digerir, e saber o que cada inseto come pode ajudar uma pessoa a fazer uma decisão sábia na hora de controlar certa população de insetos.

A joaninha, por mais bela que seja, é uma predadora feroz (NA/Photos.com/Getty Images)

Comedores de carne

Carnívoro é um termo que se refere a um animal que caça sua presa para se alimentar e isso se aplica aos insetos, apesar da "carne" ser pequena. Um vasto número de espécies de insetos é inteiramente carnívoro, enquanto muitas outras são onívoras, animais que comem tanto plantas quanto carne.

Loading...

Joaninha

Um exemplo primário de um inseto carnívoro é a joaninha. Conhecida por sua bela carapaça redonda e pintada, ela é uma predadora voraz de jardim que se alimenta quase que exclusivamente de pulgões -- pequenos insetos que se alimentam da seiva de plantas. Por esse motivo, jardineiros adoram as joaninhas, pois elas mantêm as plantas saudáveis ao matar os pulgões que as parasitam.

Louva-a-deus

Outro inseto predador famoso é o louva-a-deus, que possui um apetite maior que a própria barriga e que, com a ajuda de suas garras em forma de gancho e suas mandíbulas afiadas, pode tentar capturar qualquer tipo de animal que puder segurar. Esses insetos estão sempre caçando e abaterão qualquer coisa com tamanho suficiente para caber em suas garras. Eles são estritamente carnívoros e podem comer até insetos da sua própria espécie.

Ninfa de libélula

As libélulas são predadores que comem mosquitos, moscas, abelhas, formigas e até mesmo borboletas. Quando estão em seu estágio larval, chamadas de ninfas, são mais vorazes e podem até matar e comer pequenos peixes. As ninfas vivem sob a superfície da água até se tornarem adultas e até lá comerão qualquer coisa que puderem.

Grande número

Uma variedade espantosa de insetos é predadora, seja ao longo de toda a vida ou apenas na fase larval ou adulta. De formigas a escorpiões e de aranhas a besouros, os insetos conseguem cobrir todo o espectro de atividade predatória. Sem os insetos carnívoros, o mundo teria muito mais carniça e doenças, sem mencionar os problemas com pragas de insetos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...