Perguntas frequentes sobre yorkshire terrier com orelhas caídas

••• Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Os yorkshire terriers, conhecidos também como yorkies, são uma das menores raças de cachorros, e muito populares como bichos de estimação. Igual a outras raças, eles têm o que chamamos de "orelhas levantadas", significando que as orelhas ficam apontadas para cima. Quando nascem, suas orelhas são caídas ou planas e só começam a se levantar conforme eles crescem. Há diversas questões que são frequentemente indagadas sobre as orelhas dessa raça.

Em qual idade as orelhas levantam?

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Normalmente, as orelhas de um Yorkshire começam a se levantar entre os seis e oito meses. Nos yorkies, os dentes começam a aparecer entre os três e quatro meses de idade, e durante esse período, as orelhas podem ficar caídas devido ao estresse que a dentição causa no corpo e nas mandíbulas. A erupção dental pode ser dolorosa, e os músculos da região sugam muita energia. Quando o cão sofre de alguma doença ou estresse, suas orelhas podem cair.

Por que é melhor que as orelhas do cachorro se levantem?

Um yorkie com orelhas levantadas é melhor porque é o padrão em mostras de exposição. Se você não planeja inscrever o seu animal nesses eventos, ou se por algum motivo ele já não poderia participar, não é um problema as orelhas permanecerem caídas, desde que isso não seja um sinal de uma condição médica.

Ainda assim, gostaria que a orelha se levantasse. Como conseguir?

Existem vários métodos de levantar as orelhas do seu yorkie. Massageie a base da orelha regularmente, encorajando o fortalecimento da musculatura, raspe o pelo das pontas das orelhas para reduzir seu peso, e fixe-as com esparadrapo. Um cão com orelhas coladas deve ser mantido separado dos seus parceiros, porque eles comerão a fita. É melhor dar início a esse processo logo após o aparecimento da dentição. Lembre-se de sempre higienizar as orelhas primeiro.

Como eu colo as orelhas do meu yorkie?

Dobre cada orelha verticalmente, de forma que ela aponte para cima. Usando gaze, enrole a base de cada uma para que ela se levante sozinha e prenda-as com esparadrapo. Deixe por três dias, e após isso, permita que seu cão tenha um dia de folga. Repita o processo novamente, ou por algumas vezes, se necessário. Tenha em mente que este método causa incômodo ao animal.

E se o esparadrapo e outros métodos não funcionarem?

Alguns yorkies nunca terão suas orelhas levantadas, não importa o quanto você tente. Qualquer que seja a sua escolha, não opte por métodos desumanos para forçar as orelhas a se levantarem, como o ato de cortá-las. O estado das orelhas do seu cão não tem nada a ver com a sua viabilidade como animal de estimação. Os yorkies com orelhas caídas ainda podem comer, dormir, passear, brincar e serem mimados como qualquer outro cachorro.

Mais recentes

×