Como cortar as unhas de um pug

••• Digital Vision/Photodisc/Getty Images

Cortar as unhas das patas do seu pug pode ser uma tarefa árdua. A maioria dos cães fica impaciente quando começam a mexer em suas patas, e os pugs não são diferentes. As unhas deles crescem rápido e, se você não mantê-las adequadas, podem causar dor e desconforto, bem como um colapso da pata, que pode ocasionar problemas para caminhar e distúrbios nas articulações. Mantenha as unhas do seu cão e saúde em geral em dia, seguindo este guia simples de corte de unhas. Veja a seguir como cortar as unhas das patas do seu animal.

Passo 1

Comece quando eles forem jovens. Essa é uma das melhores maneiras de começar um programa de manutenção eficaz das unhas. Se começar a cortar as unhas do seu cão ainda jovem, ele vai ser mais propenso a encarar o procedimento como parte de suas tarefas cotidianas, como ir ao banheiro fora, ser escovado e até mesmo sentar.

Passo 2

Apanhe-o enquanto ele estiver dormindo. Os pugs caem em sonos extremamente profundos, o que torna esse o melhor momento para cortar as unhas das patas. Se o seu cão luta quando você tenta cortar as unhas dele acordado, tente fazê-lo quando ele estiver dormindo. Mesmo que ele acorde um pouco, estará relaxado e sem disposição para lutar. Tenha cuidado com os espasmos do sono e não corte muito profundamente.

Passo 3

Seja gentil. Segure-o em seu colo, de costas para o sua barriga, de modo que quando você prender a pata em sua mão, a posição será parecida com a que sua mão ficaria se fosse cortar suas próprias unhas. Separe suavemente as unhas, pressionando a parte inferior da pata e corte as pontas, apenas no fim das curvas.

Passo 4

Apare as unhas regularmente. A fim de evitar problemas nas patas, como a quebra dos metacarpos e sangramentos, as unhas de um pug devem ser cortadas pelo menos uma vez por mês.

Passo 5

Tenha cuidado. Um dos maiores erros que os donos de cães cometem quando cortam as unhas em casa é cortar muito embaixo nas unhas e chegar ao nervo. O nervo é uma parte da unha do seu pug que contém vasos sanguíneos. Se o seu cão grita não é porque ele está sendo um bebê, é porque você está cortando o nervo. Cortar profundamente irá causar sangramento e dor, portanto evite cortar longe demais e apare apenas a ponta branca curvada. É melhor cortar pouco do que muito.

Passo 6

Dê uma guloseima a seu cão. Recompense-o com um aperitivo ou muito amor e carinho, no final de cada sessão de corte. Cortar as unhas de um pug não é um castigo e nunca deve ser usado como tal. Recompense o bom comportamento e a cooperação do seu cão com uma guloseima para que ele esteja mais disposto a colaborar nas sessões futuras de corte de unha.

Mais recentes

×