Como cortar as unhas de um pug

Digital Vision/Photodisc/Getty Images
Cortar as unhas das patas do seu pug pode ser uma tarefa árdua. A maioria dos cães fica impaciente quando começam a mexer em suas patas, e os pugs não são diferentes. As unhas deles crescem rápido e, se você não mantê-las adequadas, podem causar dor e desconforto, bem como um colapso da pata, que pode ocasionar problemas para caminhar e distúrbios nas articulações. Mantenha as unhas do seu cão e saúde em geral em dia, seguindo este guia simples de corte de unhas. Veja a seguir como cortar as unhas das patas do seu animal.
Step 1
Comece quando eles forem jovens. Essa é uma das melhores maneiras de começar um programa de manutenção eficaz das unhas. Se começar a cortar as unhas do seu cão ainda jovem, ele vai ser mais propenso a encarar o procedimento como parte de suas tarefas cotidianas, como ir ao banheiro fora, ser escovado e até mesmo sentar.
Step 2
Apanhe-o enquanto ele estiver dormindo. Os pugs caem em sonos extremamente profundos, o que torna esse o melhor momento para cortar as unhas das patas. Se o seu cão luta quando você tenta cortar as unhas dele acordado, tente fazê-lo quando ele estiver dormindo. Mesmo que ele acorde um pouco, estará relaxado e sem disposição para lutar. Tenha cuidado com os espasmos do sono e não corte muito profundamente.
Step 3
Seja gentil. Segure-o em seu colo, de costas para o sua barriga, de modo que quando você prender a pata em sua mão, a posição será parecida com a que sua mão ficaria se fosse cortar suas próprias unhas. Separe suavemente as unhas, pressionando a parte inferior da pata e corte as pontas, apenas no fim das curvas.
Step 4
Apare as unhas regularmente. A fim de evitar problemas nas patas, como a quebra dos metacarpos e sangramentos, as unhas de um pug devem ser cortadas pelo menos uma vez por mês.
Step 5
Tenha cuidado. Um dos maiores erros que os donos de cães cometem quando cortam as unhas em casa é cortar muito embaixo nas unhas e chegar ao nervo. O nervo é uma parte da unha do seu pug que contém vasos sanguíneos. Se o seu cão grita não é porque ele está sendo um bebê, é porque você está cortando o nervo. Cortar profundamente irá causar sangramento e dor, portanto evite cortar longe demais e apare apenas a ponta branca curvada. É melhor cortar pouco do que muito.
Step 6
Dê uma guloseima a seu cão. Recompense-o com um aperitivo ou muito amor e carinho, no final de cada sessão de corte. Cortar as unhas de um pug não é um castigo e nunca deve ser usado como tal. Recompense o bom comportamento e a cooperação do seu cão com uma guloseima para que ele esteja mais disposto a colaborar nas sessões futuras de corte de unha.
Dica
- Se você cortar os nervos e seu pug sangrar, seque com um lenço limpo e pó hemostático.
Sobre o Autor
Based in New York, Jillian Downer has been writing travel, fashion, and active lifestyle articles since 2004. Her work has appeared in "Travel + Leisure," "Outside Magazine," "Women's Health," "Footwear News," and "US News & World Report." Downer holds a Master of Arts in comparative literature from New York University.
Créditos Fotográficos
Digital Vision/Photodisc/Getty Images