Período de gestação em águas-vivas
Photos.com/Photos.com/Getty Images
As águas-vivas são criaturas graciosas e misteriosas com uma longa história. Existem mais de 200 tipos desse animal e eles são encontrados em todo o mundo. Os detalhes de como se reproduzem dependem muito da espécie. As águas-vivas são altamente adaptáveis e bastante variadas, como seu ciclo de gestação único demonstra.
Reprodução
As águas-vivas se reproduzem tanto sexualmente, copulando, quanto assexualmente, colocando ovos. O método mais comum de reprodução é quando os ovos e espermas são liberados pelos animais adultos e se misturam na água. Estes formarão larvas, chamadas de plânulas, iniciando um período de gestação que geralmente não dura mais do que alguns dias.
De plânulas para pólipos
A plânula da água-viva começa sua vida como uma simples forma oval flutuando na superfície da água. Eventualmente, ela afundará e procurará por uma superfície sólida para se prender enquanto amadurece. Quando a plânula adere a um objeto firme, transforma-se em um pólipo. O corpo oval adquirirá uma forma de xícara coroada com uma pequena boca, parecendo mais com uma anêmona marinha do que com uma água-viva. O pólipo se alimenta de plânctons microscópicos até que comece o processo de brotamento.
Brotamento
Neste estágio, o pólipo literalmente começa a brotar, ou seja, através de um processo de reprodução assexuada, ele começará a produzir mais pólipos do meio de seu corpo, que serão interligados por tubos de alimentação. Eles continuarão a emergir e uma colônia fixa será produzida a partir de um único pólipo. Durante este estágio de gestação, as condições do ambiente também serão avaliadas para garantir que ele seja apropriado para a nova água-viva
Água-viva bebê
Comstock/Comstock/Getty Images
Nem todo pólipo se torna um filhote de água-viva. Se o ambiente circundante não for favorável durante esse estágio, o pólipo pode estender essa parte de sua gestação por um longo tempo, durando anos ou até décadas. Quando as condições estiverem adequadas, a colônia de pólipos liberará milhares de águas-vivas. Estas eventualmente se tornarão medusas, ou águas-vivas adultas, e recomeçarão o ciclo.
Referências
Sobre o Autor
Kristy Ambrose enjoys writing about teaching, travel and pet care. She holds a Bachelor of Arts in English literature from the University of Victoria.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images