Como é que os Lírios se reproduzem?
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
Os lírios estão entre uma das categorias de plantas conhecidas como angiospermas, que são plantas que utilizam suas flores para se reproduzir. Nos lírios, a flor contêm órgãos masculinos e femininos que produzem sementes, as quais darão origem a mais lírios.
Produção de pólen
O órgão masculino da planta é referido como o estame. Estames em lírios são filamentos longos, finos e inclinados com uma antera, que produz pólen, o esperma de uma flor de lírio.
Órgãos femininos
Na porção central do lírio fica localizado o órgão feminino da flor, chamado de pistilo, constituído pelo estigma, estilo, ovário e óvulo. Os óvulos, no ovário, eventualmente tornam-se de sementes, quando fertilizados.
Polinização
O estigma, no final do pistilo, é pegajoso e recebe o pólen da antera. O pólen então libera espermatozoides que percorrem o trajeto através do estilo até o ovário.
Formação da semente
Dentro do ovário, o espermatozoide fertiliza os óvulos. Uma vez que a fertilização é completada, as pétalas da flor caem e o ovário forma uma cápsula cheia de sementes.
Dispersão das sementes
Quando as sementes amadurecem, a secagem do casulo cria fissuras. As sementes, em seguida, caem para fora de sua bainha e vão parar no chão. Em seguida algumas das sementes germinam, formando novos lírios, completando o ciclo reprodutivo.
Referências
Sobre o Autor
In Jacksonville, Fla., Frank Whittemore is a content strategist with over a decade of experience as a hospital corpsman in the U.S. Navy and a licensed paramedic. He has over 15 years experience writing for several Fortune 500 companies. Whittemore writes on topics in medicine, nature, science, technology, the arts, cuisine, travel and sports.
Créditos Fotográficos
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images