Como pintar um tatame de vinil da academia

••• Dora Pete

Tatames de academia são encontrados em salas de fitness onde esportes como ginástica e artes marciais são praticados. Eles cobrem o chão para ajudar a proteger os atletas de lesões. Os de vinil são populares pois são fáceis de limpar, tornando-os mais higiênicos do que outros materiais. Apesar de serem tipicamente azuis, algumas pessoas podem querer pintá-los para dar mais vida para a academia.

Passo 1

Limpe e desinfete o tatame da academia, especialmente se ele já tiver sido utilizado antes. Você pode utilizar um produto comercial desenvolvido para acessórios de academia, como E-Lete One Step, Whizzer Cleaner ou Mueller Sani-Cloth Plus. Esses produtos possuem detergente e desinfetantes viricidas, que são cruciais no ambiente quente e úmido da academia. Como alternativa, você poderá utilizar uma mistura caseira de 10 partes de água para uma parte de água sanitária.

Passo 2

Deixe o tatame secar completamente. Se ele estiver em uma sala fechada, como uma sala de malhação, abra as janelas e ligue todos os sistemas de ventilação disponíveis (ar condicionado ou ventilador). Deixe o tatame secar por 24 horas, pois o vinil pode reter um pouco da umidade e evitar que a tinta possa aderir bem.

Passo 3

Aplique uma camada única de tinta acrílica de látex utilizando um pincel de pintura. O látex acrílico é forte o suficiente para grudar no tatame de vinil, enquanto uma tinta à base de óleo descolaria rapidamente. O componente látex da tinta também oferece elasticidade a ela, evitando que ela se quebre quando o tatame for utilizado.

Passo 4

Tente utilizar uma tinta spray acrílica. A tinta spray não cobre tão bem a superfície quanto uma aplicação de tinta líquida. Apesar disso, ela permite que o pintor cubra mais m² em um tempo menor. Ela também não ficará com uma sensação tão pegajosa na pele quando uma grossa camada de tinta ficaria.

Mais recentes

×