O que fazer quando um pintinho apresenta dificuldades para comer e respirar?

••• white and black chicken and broken egg image by Melinda Nagy from Fotolia.com

Os filhotes de aves de todos os tipos, inclusive galinhas, são suscetíveis a uma série de problemas de saúde. Se seu pintinho estiver tendo dificuldade para respirar e comer, é importante descobrir rapidamente qual é o problema dele, de modo a tratá-lo da melhor forma.

Gripe aviária

Várias doenças aviárias podem afetar aves de qualquer idade. Uma delas é a gripe aviária, que pode ser transmitida por objetos contaminados. Os sintomas da gripe aviária incluem perda de apetite, apatia e dificuldade em respirar. A melhor maneira de tratar a doença é administrar antibióticos.

Bronquite infecciosa

A bronquite infecciosa pode ser transmitida para o filhote ou ovo por meio de materiais infectados ou através do ar. Os sintomas da doença incluem dificuldade respiratória, corrimento nasal e diminuição da ingestão de alimentos e água. Não há um tratamento verdadeiro para essa doença. A melhor maneira de tratá-la é vacinar as suas galinhas antes de adquiriram a doença.

Parada gastrointestinal

Ocasionalmente, quando as galinhas pequenas comem coisas grandes, como pedaços de grãos ou capim, uma condição chamada parada gastrointestinal pode ocorrer. Uma massa dura na garganta da ave a faz parar de comer e, eventualmente, ter dificuldades para respirar. A melhor maneira de tratar a doença é levar a sua galinha ao veterinário para remover a obstrução.

Mais recentes

×