Cólicas em bezerros

••• calf image by Kevin McGrath from Fotolia.com

Quando um bezerro sente dores abdominais, pode ser difícil determinar as causas da cólica. Um exame completo que leve em consideração a saúde de todo o gado e o máximo de informações possível sobre o bezerro individual é necessário para decidir como proceder.

Identificação

calf 2 image by Lee O'Dell from Fotolia.com

Quando um bezerro parece ter problemas abdominais, o veterinário deve tomar uma decisão difícil sobre a necessidade de uma intervenção cirúrgica ou outra forma de tratamento. O bezerro pode ter uma simples cólica causada por gases e conseguir se recuperar por conta própria, ou pode apresentar uma obstrução que requeira uma cirurgia imediatamente.

Indícios

rise above the herd image by Scott Slattery from Fotolia.com

Os veterinários devem considerar o número de animais do gado que podem estar sentindo dores abdominais para ajudar a identificar a causa da cólica, bem como a distensão abdominal. Eles também devem ficar atentos a indícios de dor abdominal como coicear, deitar-se e levantar-se repetidamente, rolar no chão e deitar-se em posições estranhas.

Considerações

temperature image by berkay from Fotolia.com

A temperatura de um bezerro, sua frequência respiratória, sua frequência cardíaca e, em estágios avançados, a hipotermia, a desidratação e a incapacidade de permanecer de pé precisam ser cuidadosamente consideradas ao fazer um diagnóstico. O foco na dor abdominal por si só não fornece informações suficientes para um diagnóstico completo.

Idade do bezerro

veau au pis. image by Christophe Fouquin from Fotolia.com

A cólica normalmente ocorre nos primeiros dois meses de vida de um bezerro, no período de transição entre a amamentação e a dieta ruminante. As dores abdominais são comuns durante essa fase da vida e podem ser difíceis de identificar.

Causas

sleeping cow image by green308 from Fotolia.com

As razões mais comuns das cólicas em bezerros incluem um problema no cólon – o que resulta em dificuldade de digestão e incapacidade de defecar – um reto malformado ou uma infecção no abdômen.

Mais recentes

×