Como fazer uma pintura de aquarela sobre um tecido

Crie efeitos interessantes sobre um tecido utilizando a aquarela como técnica de pintura

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O processo realizado para fazer com que um tecido tenha aparência de uma aquarela é semelhante ao utilizado por artistas para pintar uma aquarela em um papel. Duas técnicas são empregadas em ambos os processos: "dark-on-light" (escuro sobre claro) e "wet-on-wet" (molhado sobre molhado). A primeira refere-se à sobreposição de cores mais escuras sobre cores mais claras. A segunda determina a aplicação da tinta molhada sobre o papel ou tecido molhado. Saber como controlar os movimento da pintura pode ser um grande desafio quando se trata de executar a técnica "wet-on-wet", podendo exigir um pouco mais de prática.

Step 1

Em uma pequena tigela, misture a tinta acrílica em partes iguais, o fixador de tinta para tecido e a água. Cada cor a ser utilizada exigirá uma tigela separada. O fixador servirá para evitar que a tinta escorra, podendo ainda ligeiramente engrossá-la. Adicione mais água, caso necessário.

Step 2

Com um pincel, pinte o desenho no tecido molhado. Lave o pincel completamente ao mudar as cores ou use um pincel para cada coloração.

Step 3

Deixe a tinta de fundo secar antes de pintar o primeiro plano.

Step 4

Borrife água sobre o desenho para criar efeitos sutis ao pintar. Segure o frasco borrifador em uma posição diagonal, possibilitando manipular a tinta. Para obter maior controle, mantenha o tecido estendido. Para dar mais movimento à pintura, coloque o tecido em posição diagonal.

Step 5

Deixe o tecido secar ao ar livre. Também será possível secá-lo no micro-ondas, configurado para trabalhar em baixa potência.

Step 6

Depois que o tecido ficar completamente seco, molhe-o novamente e seque posteriormente com um secador de roupas, configurado em alta potência, durante 30 minutos.

×