Como recuperar roupas desbotadas

••• Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images

Lavar tecidos que perdem coloração pode fazer com que a cor perca a uniformidade ou com que o tecido pareça desbotado em algumas áreas. Infelizmente, não há jeito de saber se uma peça de roupa perde tinta até que ela seja lavada. Se notar o desbotamento, você pode usar suco de limão, vinagre ou um fixador de tintura para tentar uniformizar a cor novamente removendo o excesso de coloração. Dependendo do tipo de tecido e de tintura, isso pode ou não funcionar e pode até deixar o tecido mais desbotado. Se o vinagre, o suco de limão ou o fixador não funcionarem ou você não ficar satisfeito com o resultado, você terá que tingir o tecido novamente.

Vinagre ou suco de limão

Passo 1

Encha um balde que seja grande o suficiente para submergir a peça com três partes de água morna e uma parte de vinagre ou suco de limão.

Passo 2

Submerja o tecido na solução. Deixe-o encharcar durante toda a noite. Vinagre e suco de limão removem excesso de coloração do tecido, enquanto impermeabilizam o que permaneceu. Isso pode ajudar a consertar cores desuniformes.

Passo 3

Enxágue o tecido sob água fria e corrente. Lave o tecido de acordo com as instruções do fabricante.

Fixador de corante

Passo 1

Coloque o tecido na máquina de lavar, usando a água na temperatura mais alta que o tecido suportar. Adicione uma colher de chá de fixador. Não coloque nenhum tipo de sabão, amaciante ou qualquer produto de limpeza no ciclo de lavagem.

Passo 2

Inicie o ciclo de lavagem. O fixador age dentro da tinta, removendo o excesso. Tire o tecido quando o ciclo terminar. Repita o processo até que a coloração esteja uniforme.

Passo 3

Lave e seque o tecido seguindo as recomendações do fabricante.

Tingindo o tecido novamente

Passo 1

Encha um balde grande ou uma banheira com água e um produto que funcione para fixar a tintura, como bicarbonato de sódio. Siga as instruções do fabricante para diluir o produto.

Passo 2

Submerja o tecido na solução e deixe durante toda a noite para tratar o tecido e prepará-lo para receber a tintura de forma uniforme e efetiva. Torça-o.

Passo 3

Prepare sua mistura. Esse processo pode variar de acordo com o tipo de corante que estiver utilizando. Com a coloração preparada, coloque o tecido pré-tratado na mistura. Deixe-o encharcado pelo tempo que o fabricante recomendar. Não remova o tecido da tinta com muita antecedência, pois isso pode impedir que a tinta penetre na trama, fazendo com que o efeito desbotado se repita.

Passo 4

Lave o tecido em máquina de lavar, adicionando um sabão para roupas coloridas e meio copo de sal. O sal fixará a tinta no tecido e ajudar a evitar que desbote novamente.

Mais recentes

×