Como fazer uma pirâmide de papelão

••• color pyramid balls image by Pavel Bernshtam from Fotolia.com

Uma pirâmide é uma construção ou objeto feito de vários triângulos colocados sobre uma base e inclinados de modo a encontrarem-se no topo. Embora os lados da pirâmide sejam triangulares, sua base pode ter três ou mais lados. Quanto mais lados tiver a base, mais faces terá a pirâmide. Uma pirâmide com uma base triangular é a mais simples e a mais estável.

Passo 1

Recorte um quadrado de papelão.

Passo 2

Com uma caneta e uma régua, desenhe uma linha reta no quadrado partindo de um ângulo em direção ao ângulo oposto, fazendo um "X". O ponto onde as linhas se cruzam é o centro.

Passo 3

Com uma tesoura ou estilete, corte de um dos cantos até o centro.

Passo 4

faça dobras ao longo das linhas diagonais de modo que os dois triângulos restantes adjacentes ao corte sobreponham-se. Por exemplo, se tiver feito o corte entre os triângulos rosa e azul no diagrama, dobre a pirâmide de modo que o triângulo rosa fique diretamente em cima do azul. Agora você tem uma forma piramidal.

Passo 5

Cole os dois triângulos sobrepostos colocando uma camada de cola branca entre eles. Mantenha-os pressionados até a cola secar.

Passo 6

Coloque a base inferior da pirâmide sobre um pedaço de papelão e contorne seu perímetro. Recorte o triângulo resultante com um estilete ou tesoura. Passe cola nas bordas inferiores da pirâmide e cole o pedaço triangular para formar a base.

Mais recentes

×