×
Loading ...

O que é um piso de drenagem?

Os pisos de drenagem coletam água em volta da base da fundação. Eles também desviam a água para fora do edifício e para outros sistemas de drenagem. Um sistema de piso de drenagem incluem canos de PVC, cascalho e tecido que filtra. Instalações apropriadas de piso de drenagem não têm nenhuma pressão hidrostática em volta da fundação do edifício. Essa pressão permite que a água se infiltre em locais de rastreamentos e pelas paredes do porão. A reparação do piso de drenagem é difícil, então usar seu tempo extra para fazer a instalação correta é vital.

A fundação de um edifício têm o potencial para juntar poças (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Impermeabilização

A impermeabilização é uma importante parte da construção de uma casa. Manter os porões secos previne que o mofo cresça causando sérios problemas de saúde nos residentes. A pressão hidrostática necessita de um sistema de drenagem instalado para ser aliviada. Existe três partes para um sistema de drenagem: placas de drenagem, pisos de drenagem, depósito de água ou químicos ou qualquer forma de livrar-se da água coletada. O projeto do sistema de drenagem e, particularmente o do piso de drenagem depende da fonte da água que cria pressão hidrostática. O declive da fundação construída é outro fator nesse projeto.

Loading...
O cascalho instalado em volta da fundação retarda a infiltração da água no chão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Placas de drenagem

Engenheiros e construtores no Império Romano utilizavam pedra esmagada para drenagem. Elas são de baixo custo e fáceis de usar e entre as pedras e os cascalhos têm ar. Pelo espaço de ar a água é drenada para os canos e é coletada e direcionada para longe da fundação. quando pedras amassadas e cascalhos são utilizados, as placas de drenagem são chamadas de dreno agregado. Essas placas requerem instalação especial, assim o solo não entope as placas. Os materiais usados em placas de drenagem são tecidos de geotêxtil e folhas de plásticos.

Sistemas de drenagem são necessários onde tiver água empoçada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Piso de drenagem

O piso de drenagem mais comum é o cano de PVC que é perfurado e enterrado abaixo de 2,5 cm do cascalho. No topo está a placa de drenagem. O material geotêxtil da placa permite que a água passe enquanto filtra o solo. Construtores usavam feno como placa de drenagem. Quando construir uma casa, instale um piso de drenagem que reduz bastante e elimina a pressão hidrostática. O propósito desse piso é coletar água e direcioná-la para uma área diferente do edifício.

A água se acumula na parte inferior do canteiro de obras, perto da fundação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Água descartada

O piso de drenagem se conecta a um cano que sai da fundação. Se não existir declive na maior parte da fundação, use uma bomba de drenagem. O cano dessa bomba passa rapidamente pelo piso de drenagem. Saiba se você precisa de uma antes de instalar seu sistema de drenagem, já que é uma parte importante do projeto. Qualquer cano para esse tipo de bomba precisa de uma instalação prévia dos canos de PVC aos cascalhos e as placas de drenagem.

Bombas de drenagem removem a água da fundação e realoca em outro local (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...