Plantas e animais no deserto da Austrália

Os lagartos vivem nos desertos australianos.

echse im outback 1 image by Sven Brenner from Fotolia.com

Grande parte do continente australiano é composta de deserto. O ambiente é quente e seco, mas plantas e animais ainda vivem lá. Os principais desertos na Austrália são o Deserto Ocidental, o Grande Deserto de Vitória, o Deserto de Gibson e o Deserto de Simpson. As regiões desérticas da Austrália são, na sua maioria, desabitadas, mas há alguns povos indígenas vivendo nos desertos.

Vida vegetal

As plantas que vivem nos desertos australianos são extraordinariamente resistentes. A grama spinifex ocupa a maioria dos desertos. Após as chuvas, o Deserto Ocidental fica coberto de grama, acácias e outros pequenos arbustos. Mas se não houver chuvas, há quase exclusivamente spinifex na Austrália. Os desertos australianos diferem dos desertos americanos porque lá não tem a mesma quantidade de cactos ou plantas suculentas.

Animais de sangue frio

Os répteis e anfíbios são capazes de regular sua temperatura para se adaptarem ao ambiente do deserto quente, mas muitos deles ainda se enterram na areia durante o dia para fugir do sol brutal. Lagartos e sapos que retêm a água são comuns nos Grande Deserto de Vitória. Lagarto-monitores, diabos-espinhosos e dragões-barbudos são os lagartos mais comuns encontrados nos desertos australianos. Também há algumas cobras no Outback australiano.

Animais de sangue quente

Os mamíferos mais comuns encontrados nos desertos australianos são os marsupiais. Os principais são os cangurus, que vivem no Deserto Ocidental, junto com dingos e camelos selvagens. As toupeiras marsupiais vivem no Grande Deserto de Vitória. Pequenos ratos vivem nas áreas desérticas do norte da Austrália, assim como o raro animal peludo, semelhante a um coelho, chamado de bilby. Há espécies de aves que também vivem no deserto, como o falcão cinza, a narceja pintada, o pato sardento e as grandes emas.

eHow Brasil
×