×
Loading ...

Animais que usam areia morna para incubar seus ovos

Muitas espécies de répteis enterram seus ovos na areia morna para incubá-los. No entanto, há algumas espécies de pássaros que também utilizam essa prática útil de reprodução. A areia morna serve como uma excelente incubadora e também protege os ovos de predadores em potencial, já que a mãe normalmente não está presente para protegê-los.

. (leatherback sea turtle image by Shuva Rahim from Fotolia.com)

Cágados

Os cágados normalmente vivem em regiões secas e quente, então tendem a enterrar seus ovos na areia para protegê-los do sol escaldante e mantê-los aquecidos. A areia também protege os ovos de ficarem muito secos e dos lagartos ou cobras predadores.

Loading...

Tartarugas

Muitas tartarugas, incluindo as tartarugas caixa americanas e as marinhas, migram do seu ambiente aquático para botar e enterrar seus ovos na areia. Botar os ovos na água, enterrados ou não, geralmente não garante a temperatura apropriada necessária para incubar os ovos. As mães vão até a terra para botar os ovos em uma área da areia que não vai ter problemas com erosão ou nível da maré. Eles muitas vezes voltam para a água ou outro local e deixam os ovos sozinhos, mas protegidos pelo calor e cobertura da areia.

Répteis do deserto

Como o cágado, os répteis do deserto, como as cobras, os dragões-barbudos, monstros de gila ou lagartos espinhosos do Texas, enterram seus ovos na areia para incubá-los e para protegê-los do calor e uns dos outros. Eles também sabem que outros animais enterram seus ovos na areia e são habilidosos em descobri-los para uma refeição. Na paisagem vasta do deserto, no entanto, a maioria dos ovos está protegida de forma segura.

Megapodes

Os Megapodes são uma família de pássaros que também são chamados de "pássaros termômetros", porque muitas espécies incubam seus ovos usando fontes externas, como areia morna. Os pássaros jovens não recebem cuidados dos pais, ao contrário das tendências de ninho que outras famílias de pássaros têm. Depois que a mãe deixou os ovos em um lugar seguro e aquecido, eles ficam sozinhos e os passarinhos se cuidam sozinhos depois que quebram a casca.

Martim-pescador

Os martim-pescadores preferem incubar seus ovos na areia da praia ou perto de rios. Mas com uma diferença em relação aos répteis e megapodes, eles cavam túneis para ter acesso aos ovos e complementar a incubação com o calor dos seus corpos. Diferente dos outros animais citados, tanto os machos quanto as fêmeas permanecem por perto para cuidar dos novatos quando eles saírem do ovo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...