Plantas que repelem cães e gatos
David De Lossy/Photodisc/Getty Images
Cães e gatos podem destruir a área de um jardim, não só por fazer sujeira na terra úmida e macia do local, mas também por frequentemente pisar em cima das plantas. Os sprays repelentes custam caro e cercar o jardim nem sempre é prático ou possível. Cultivar plantas particularmente desagradáveis para cães e gatos nas bordas do jardim ou como plantas companheiras pode impedir que os animais cheguem às áreas que você quer preservar.
Ervas
Os óleos e fragrâncias de muitas ervas possuem um aroma desagradável para gatos e cachorros, o que faz com que evitem o local. Os animais não gostam de cheiros cítricos e, por isso, muitos proprietários espalham cascas de frutas cítricas pelo jardim. O capim-limão, no entanto, é muito mais atraente e ainda consegue afastar os bichos. Trata-se de uma erva ornamental encantadora que possui um alto nível de citronela, repelente natural para muitos insetos, além de cães e gatos. A erva-doce também libera uma fragrância repugnante para animais de estimação.
Flores
O cheiro intenso de uma flor chamada malmequer, especialmente da variedade mexicana, afasta os bichos do jardim. A calêndula possui efeito similar. Variedades da família Coleus, como a flor de Plectranthus caninus, têm odor repelente e, plantadas entre outras plantas ou a cerca de 1 m umas das outras, podem afastar os animais -- e talvez você também. Bergamota e arruda, ambas plantas perenes resistentes, também são conhecidas por repelir gatos.
Arbustos
Os arbustos, principalmente os espinhosos, mantêm cães e gatos longe, pois os animais preferem não se embrenhar entre eles. Rosas, framboesas, bérberis e azevinhos possuem hastes cheias de espinhos. Árvores e arbustos pequenos de citrinos e plantas do gênero Philadelphus dispersam uma fragrância cítrica que também afasta os animais.
Plantas rasteiras
Como o solo solto e úmido do jardim é um atrativo para os animais, cobri-lo com plantas rasteiras pode mantê-los afastados. Da mesma forma que arbustos, plantas rasteiras com espinhos serão repelentes para cachorros e gatos. O bérberi-japonês é uma planta de crescimento lento que possui espinhos afiados e rígidos. A coroa-de-cristo é densa e também tem espinhos, sendo uma cobertura para o chão que requer pouca manutenção. O sedum e outras coberturas densas e cheias que cubram completamente o solo, fazendo a terra ficar inacessível, podem manter os animais afastados.
Referências
Recursos
Créditos Fotográficos
David De Lossy/Photodisc/Getty Images