Cuidados com árvore de ginseng (ficus ginseng)
Robert Kohlhuber/Photodisc/Getty Images
As árvores de ginseng (ficus ginseng) são conhecidas pelas suas diferentes raízes inchadas que crescem acima do solo. Cientificamente são conhecidos como Ficus retusa ou Ficus microcarpa e popularmente chamados de ficus ou figueira. De acordo com a Arizona State University, enquanto essas árvores são de crescimento rápido em ambiente aberto, as plantas cultivadas em vaso e dentro de casa possuem desenvolvimento lento. Por essa razão as árvores de ginseng são frequentemente usadas para fazer bonsais.
Luz
As árvores de ginseng se desenvolvem em clima quente, tropical e subtropical. As árvores podem crescer em pleno sol, sol parcial ou meia sombra, porém não irão se desenvolver em sombra total. Como bonsai, tolera baixa luminosidade mais que outros tipos de ficus, mas se desenvolve melhor quando exposto a maior quantidade de luz possível.
Solo e água
As árvores de ginseng toleram várias condições de solo, incluindo ácidos e alcalinos, desde que sejam bem drenados. Elas também podem se desenvolver em solos moderadamente salinos e conseguem resistir a condições de seca mesmo sem rega complementar. As plantas de casa em vaso preferem rega somente quando o solo seca.
Adubação
De acordo com o site Bonsai4me, as árvores devem ser adubadas somente durante o crescimento ativo. Pare a adubação no inverno ou as plantas mostrarão sinais de doenças, como queda de folhas e murchamento. Adube com fertilizante solúvel em água balanceado (10-10-10 ou 20-20-20) ou rico em nitrogênio, duas vezes ao mês.
Manutenção
De acordo com a University of Florida, a poda é necessária para manter uma estrutura forte para a grande copa da árvore. Elas têm grande capacidade de se recuperar de podas severas, esta é outra razão de serem comumente escolhidas para bonsai. As árvores cultivadas diretamente no solo devem ser moldadas a um único tronco, os galhos quebrados e brotos devem ser removidos. Os bonsais devem ser moldados de acordo com o gosto do jardineiro. As plantas cultivadas em casa devem ser monitoradas para pragas comuns de ambientes fechados como ácaros e mosquitos, que não prejudicarão a planta mas se tornarão um incômodo.
Mais Artigos
Referências
Créditos Fotográficos
Robert Kohlhuber/Photodisc/Getty Images