Como fazer uma ponte de papel

••• Katy McDonnell/Digital Vision/Getty Images

A atividade da ponte de papel é um clássico em salas de aula que encoraja a resolução de problemas e o trabalho em equipe. A ideia é dar aos estudantes um pedaço de papel de tamanho carta, e ver o quão forte será a ponte que eles conseguem construir com o papel. Alguns experimentos envolvem apenas dobrar, enquanto outros permitem cortar, colar com fita ou utilizar outros mecanismos de apoio. O objetivo de todos é sustentar o maior número possível de moedas, ou de qualquer outro peso pequeno. Você pode ainda fazer da atividade uma competição entre grupos.

Instruções

Passo 1

Posicione dois livros lado a lado, com uma pequena distância entre eles. Você pode trabalhar sobre o chão, em uma mesa ou qualquer outra superfície que tiver disponível.

Passo 2

Coloque uma camada de papel tamanho carta sobre o espaço entre os dois livros e, sobre ela, as moedas uma de cada vez. Sobre outro pedaço de papel, com um lápis, anote quantas moedas o papel aguenta antes de desabar.

Passo 3

Segure o papel com a aresta menor sobre o topo e com a aresta maior para o lado. Use a régua para medir 2,5 cm do topo do papel e dobre-o em direção a você. Meça mais 2,5 cm e dobre-o na direção oposta. Continue alternando dobras, de 2,5 cm em 2,5 cm, até que o papel forme uma estrutura de sanfona.

Passo 4

Coloque a dobradura de sanfona longitudinalmente sobre o espaço entre os livros e deposite as moedas entre as dobras em diferentes combinações. Veja quantas moedas você consegue fazer a ponte de papel suportar antes de desabar, e anote.

Passo 5

Experimente dobrar o papel de outras formas. Tente diferentes tamanhos de dobras para a sanfona, ou monte uma viga I, enfim, use sua imaginação. Observe as estruturas a sua volta e descubra o maior número de moedas que sua ponte de papel pode aguentar.

Mais recentes

×