×
Loading ...

Como preencher um formulário na internet usando o SendKeys

A automação pode poupar-lhe tempo de digitação, fazendo o seu computador trabalhar sozinho. O “Sendkeys” é um utilitário embutido no Windows que lhe dá a possibilidade de experimentar a automação do sistema em tempo real. Você pode, ainda, usar o “SendKeys” para preencher formulários da Web automaticamente. Em vez de digitar IDs de usuário, informações de endereço e senhas, deixe o seu computador fazer o trabalho por você. Não é necessário ser um programador para criar um script simples que funcione em qualquer formulário que você possa encontrar na internet.

Instruções

Dê aos seus dedos uma pausa na digitação ao automatizar tarefas repetitivas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Inicie um navegador de internet e vá até uma página que contenha um formulário que você gostaria de preencher. Pressione a tecla "Tab" repetidamente até que o cursor do mouse chegue à primeira caixa de texto do formulário. Lembre do número de vezes que você pressionou a tecla até ela chegar a essa caixa de texto.

    Loading...
  2. Abra o bloco de notas ou um editor de texto e em um novo documento cole o seguinte código:

    Set Shell = WScript.CreateObject("WScript.Shell")

    A primeira linha cria um objeto do “Windows Script Host”. O “Windows Script Host” permite que você se comunique com o Windows.

  3. Adicione a linha mostrada abaixo após a exibida na etapa anterior:

    Shell.AppActivate("Windows Title")

    Este código ativa a janela que contém o título, "Windows Title". Substitua "Windows Title" pelo título que aparece na barra de título do seu navegador.

  4. Cole o seguinte código abaixo do código listado na última etapa:

    Shell.SendKeys "{TAB}"

    Esta sentença faz com que o seu computador envie a tecla "Tab" para a janela do browser. Duplique esta afirmação tantas vezes quanto você levou para guiá-la para o primeiro campo do formulário. Por exemplo, se a apertou três vezes, cole este código no documento:

    Shell.SendKeys "{TAB}" Shell.SendKeys "{TAB}" Shell.SendKeys "{TAB}"

  5. Adicione as linhas de código mostradas abaixo após o código que você criou no passo anterior:

    Shell.SendKeys "Texto 1" Shell.SendKeys "{TAB}"

    Substitua "Texto 1" pelo valor que normalmente entra no formulário. Por exemplo, se é uma forma de login, substitua "Texto 1" com o valor que você colocou na primeira caixa de texto. E a segunda linha de "Tab" na próxima caixa de texto.

  6. Duplique as duas linhas anteriores para cada caixa de texto que existe no formulário. Se o formulário contém mais duas caixas de texto, adicione o seguinte código após o código listado na última etapa:

    Shell.SendKeys "Texto 1" Shell.SendKeys "{TAB}"

    Shell.SendKeys "Texto 1" Shell.SendKeys "{TAB}"

    Quando os "Tabs" chegarem ao final da caixa de texto, normalmente se encontrará o botão "enviar" do formulário.

  7. Cole esta sentença final após o código que você criou no passo anterior:

    Shell.SendKeys "{ENTER}"

    Este código envia uma tecla "Enter" que pressiona o botão do formulário. O exemplo a seguir mostra como esse documento seria se você tivesse pressionado dois "Tabs" para chegar à primeira caixa de texto em um formulário com duas caixas de texto e um botão:

    Set Shell = WScript.CreateObject ("WScript.Shell") Shell.AppActivate ("Title 1")

    'Tab to first input field Shell.SendKeys "{TAB}" Shell.SendKeys "{TAB}"

    'Send Input Shell.SendKeys "Texto 1" Shell.SendKeys "{TAB}" Shell.SendKeys "Texto 2" Shell.SendKeys "{TAB}"

    'Tab to Submit button and press "Enter" Shell.SendKeys "{ENTER}"

    Salve o documento com a extensão de arquivo "vbs". Isso cria um arquivo “VBScript”.

  8. Inicie o Windows Explorer e localize o arquivo. Navegue para a página da internet que contém o formulário e clique duas vezes no arquivo “VBScript”. Seu navegador se moverá para o primeiro campo, e o script que você criou preencherá o formulário e o enviará.

Loading...

Dicas

  • É melhor usar o título completo de uma página da internet no comando “Shell.AppActivate”, mas também funcionará se você digitar apenas parte do título que aparece na janela do seu navegador.
  • Depois de criar um programa “VBScript”, você pode modificá-lo para trabalhar em outros formulários, ajustando o número de teclas "Tab" necessárias para este novo formulário.
  • Ocasionalmente, pode-se precisar de mais de uma tecla "Tab" para saltar do campo de texto final de um formulário para o botão que envia o formulário. Se tal for a situação, dê os "Tabs" adicionais utilizando o “SendKeys”, como mostrado nos passos anteriores.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...