×
Loading ...

Como prender uma corda em um cunho para barcos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todo proprietário de barco tem que saber como amarrá-lo firmemente ao atracar e ancorar. Fazer um engate em um cunho é fácil e se torna natural com um pouco de prática. Uma vez que se tenha aprendido, existem diversas variações desse engate e todas funcionam bem. Experimente e veja o que funciona melhor para você. Essa técnica será usada toda vez que você for navegar.

Instruções

Saber amarrar o barco é essencial para atracá-lo (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Com o barco no cais, puxe a ponta da corda de amarração e faça uma volta completa em torno do cunho, como pode ser visto na figura ao lado.

    Loading...
    Volta completa ao redor do cunho
  2. Após se certificar que há comprimento suficiente na ponta da corda, faça uma volta ao redor da ponta do cunho. Essa deve ser a ponta mais distante do barco. Veja a ilustração ao lado.

    Volta ao redor da ponta do cunho
  3. Depois dessa volta, faça um meio nó no final da corda, de forma a prepará-la para a última etapa. Veja a ilustração ao lado.

    Meio nó realizado na ponta da corda de amarração
  4. Deslize o nó pela metade sobre a extremidade oposta do cunho. Aperte bem o nó, trancando-o no lugar. Veja a ilustração seguinte.

    Nó na extremidade do cunho
Loading...

Dicas

  • Esse engate pode ser facilmente solto puxando o meio nó para o lado oposto.
  • Ele pode ser amarrado com muitas variações, como engates de nó duplo ou uma volta e meia no Passo 1.

Aviso

  • Tenha sempre muito cuidado ao trabalhar com cordas e barcos. Não tenha pressa e mantenha os dedos afastados das cordas.

O que você precisa

  • Corda de amarração
Loading ...
Loading ...