×
Loading ...

Que pressão ao redor dos olhos é causada pela pressão da cabine do avião?

Muitas pessoas experimentam pressão ou dor ao redor dos olhos e bochechas quando voam. Essa sensibilidade é causada pela diferença entre a pressão do ambiente e a pressão dentro da cavidade do seio paranasal.

A pressão ao redor dos olhos pode ser causada pela diferença entre a pressão do ambiente e do seio paranasal (Pixland/Pixland/Getty Images)

Voos

A pressão do ar depende da elevação. Quanto maior a altitude, menor é o peso da atmosfera que empurra para baixo sobre as moléculas do ar, tornando-o menos denso e resultando em menor pressão.

Loading...

Seios paranasais

Os seios paranasais humanos são cavidades mucosas revestidas de membrana encontradas nas bochechas, nariz e testa. Eles são ligados ao nariz por uma série de tubos chamados ostia. Se os tubos que ligam essas passagens são obstruídos, um desequilíbrio de pressão pode se formar entre a cavidade e o ar exterior.

Pressão diferencial

Subir ou descer milhares de pés em uma aeronave num curto espaço de tempo pode submeter o corpo a uma rápida mudança na pressão do ar. Se os seios paranasais puderem ser equalizados (segure seu nariz e sopre com a boca fechada), essa diferença pode ser eliminada.

Desconforto

O desconforto sentido pode ser uma dor leve, mas especialmente durante decolagens e pousos, ela pode rapidamente se tornar uma dor aguda perto do topo das bochechas ou entre as sobrancelhas.

Aerossinusite

Em casos extremos, a pressão no interior dos seios paranasais pode resultar em inflamação do tecido circundante ou sangramento. Os casos crônicos de aerossinusite podem ser tratados com cirurgia para reabrir os dutos obstruídos. Sintomas mais leves podem ser corrigidos com anti-inflamatórios e analgésicos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...