Problemas de ignição no jipe Cherokee

Image by Flickr.com, courtesy of looking for inspiration...) (Jacek Korona
Se há um denominador comum entre praticamente todos os jipes Cherokees de 1984 a 1996, XJ, ZJ, WJ e os do tipo WK, é a má ignição. Embora tipicamente robusto, a maioria dos Cherokees vão acabar vivenciando a falha de ignição, deixando os antes felizes proprietários encalhados na estrada. Essas falhas são geralmente progressivas, apesar de os proprietários mais experientes terem a oportunidade de corrigi-las antes de se tornarem mortais.
A falha
Os sintomas são fáceis de entender: o veículo não liga. Gire a chave, tudo liga, menos o motor.
O sistema de ignição
Quando você girar a chave, uma série de coisas acontecem. Primeiro, ao girar a chave você engrena o sistema de acessórios do veículo como uma transmissão. Um clique a mais ativa o resto do sistema, incluindo a ignição do motor, os indicadores e ventiladores elétricos. Girando ainda mais, engata-se o interruptor momentâneo que envia energia para o motor de arranque e inicia o motor.
Interruptor de segurança neutro
Para garantir que os proprietários distraídos não atropelem um cachorro, todos os fabricantes modernos usam uma chave de segurança neutra para desativar o motor de arranque, se a transmissão for deixada ligada. Esses interruptores estão normalmente em uma posição padrão ''desligado'', e devem ter uma corrente para ativar o relé de partida. Esta é a fonte dos problemas de ignição do jipe, mas pode ser facilmente substituída por qualquer proprietário com competência mecânica.
Substituição
O interruptor de segurança neutro está localizado na transmissão, onde a alavanca de mudança está anexada. Para substitui-lo você precisa simplesmente remover os fios anexados, tirar o sensor, instalar um novo e ajustá-lo. Por R$ 460,00 (na AutoZone) o sensor ''Duralast'' não é a escolha mais barata, mas vai durar muito mais do que o sensor genérico. Um benefício em substituir o sensor é que o de luz reversa é parte integrante da unidade, então você está adquirindo dois novos sensores de uma só vez. É caro, mas com certeza é melhor do que andar.
O conserto provisório
Muitos descobriram que nos estágios iniciais da falha, é possível religar o interruptor para conseguir chegar em casa. Se o seu jipe não pegar, tente colocá-lo em ponto morto, e depois ligue-o novamente. Isso funciona em 80 por cento de todas as falhas, e continuará funcionando por algum tempo até que um conserto definitivo torne-se obrigatório.
A pior das ideias
Alguns proprietários optam por simplesmente ignorar totalmente o interruptor de segurança neutro, unindo os fios arreios do sensor externo com os fios do ponto de ligação. Isso funciona, mas irá permitir que o veículo ligue até mesmo na marcha à ré. Faça um favor para você e para seu cachorro: simplesmente substitua o interruptor e pronto.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Richard Rowe has been writing professionally since 2007, specializing in automotive topics. He has worked as a tractor-trailer driver and mechanic, a rigger at a fire engine factory and as a race-car driver and builder. Rowe studied engineering, philosophy and American literature at Central Florida Community College.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of looking for inspiration...) (Jacek Korona