Produtos para restaurar espelhos

antique mirror reflexion image by Rog999 from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>
Um espelho pode parecer ser feito de vidro refletivo, mas na verdade é feito de vidro comum com uma camada de prata por trás. Com o tempo, a prata pode ir se danificando, deixando o espelho com manchas escuras ou descoloridas. Se o espelho é antigo ou valioso, é preferível restaurá-lo ao invés de substituí-lo. O processo usa vários produtos cáusticos que devem ser manuseados por profissionais.
Removedor de tinta
Ao retirar o espelho de sua moldura, é possível ver que a traseira tem uma demão de tinta para proteger a prata. Pode-se usar qualquer removedor de tinta comercial para dissolver esta tinta e se chegar à prata.
Ácido nítrico
O ácido nítrico dissolve a camada danificada de prata na traseira do espelho. Também será dissolvido o cobre aplicado sobre a prata. O ácido nítrico é um produto altamente corrosivo, por isso use equipamentos de segurança como luvas e óculos ao mexer com ele.
Cloreto de estanho
O cloreto de estanho é usado como agente de ligação ao restaurar espelhos. Quando o cloreto de estanho é misturado com água destilada, seus componentes são separados, resultando em cloro e estanho. Esta mudança na estrutura iônica do produto é que permite que a prata se ligue à superfície do vidro.
Nitrato de prata
O nitrato de prata é uma combinação de prata em uma solução salina. Ao entrar em contato com o cloreto de estanho separado, ele toma um elétron do estanho e se precipita, isto é, separa-se da solução misturada. A prata é depoistada no vidro, criando a superfície refletiva do espelho.
Aerórgrafo de duas bocas
O jeito mais fácil de aplicar a mistura de água destilada, cloreto de estanho e nitrato de prata à superfície traseira do espelho é usando um aerógrafo de duas bocas. Assim é possível cobrir o espelho com ambos produtos ao mesmo tempo, enquanto estes causam a reação que permite que a prata adira ao vidro.
Tinta
Assim que a prata secar na traseira do espelho, aplique duas camadas de tinta sobre a prata para protegê-la. Primeiro use tinta de cobre, depois passe uma demão de tinta cinza protetiva. Isso garante que o banho de prata não borre ou seja danificado.
Sobre o Autor
Anne Madison has been a freelance writer since 2005. Her fiction has appeared in several magazines, including "Let's Worship" and "Drama Ministry." She has published numerous articles on eHow and other websites.
Créditos Fotográficos
antique mirror reflexion image by Rog999 from Fotolia.com