×
Loading ...

O que produz o hCG em mulheres grávidas?

Como é o processo de gravidez? (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Progesterona durante a gravidez

A importância da progesterona na gravidez ajuda a explicar a necessidade de produção de hCG. Durante a segunda metade do seu ciclo menstrual, o alto nível de progesterona impede a menstruação e ajuda a preparar a parede do útero para a implantação do óvulo fertilizado. Quando você engravida, a progesterona ajuda a preparar os seus seios a produzirem leite para o seu bebê. Ela também realiza outras tarefas importantes durante a gravidez, entre elas diminuir o nível de prostaglandina no seu corpo e inibir as contrações uterninas. De acordo com Robert Creasy, M.D., Professor Emérito do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciências Reprodutivas da Universidade Médica do Texas, em Houston, níveis inadequados de progesterona durante o início da gestação causarão o aborto do bebê.

Loading...

O corpo lúteo e os hormônios

Durante a ovulação, um folículo em um dos seus ovários libera um óvulo maduro que vai até à tuba uterina para ser fertilizado. Esse folículo se desenvolve no corpo lúteo, que produz altos níveis de estrogênio e de progesterona, dois hormônios essenciais para manter a gravidez. Se o esperma não fertilizar o óvulo, o seu corpo não precisa dos altos níveis de estrogênio e progesterona; o corpo lúteo para a produção dos dois hormônios e se degenera, fazendo seu corpo passar pelo período menstrual.

Produção de hCG

Se o esperma fertilizar o óvulo, este irá até o seu útero (prendendo-se na parede do útero) e as células ao redor dele (que, no final, formam a placenta) começam a produzir hCG. A produção de hCG pelo embrião envia um sinal para o corpo lúteo para que ele continue produzindo progesterona para manter a gravidez. Creasy diz que o hCG aumenta a vida do corpo lúteo até que a placenta tenha se desenvolvido a ponto de conseguir produzir progesterona. Normalmente essa mudança de produção de progesterona do corpo lúteo para a placenta ocorre na décima semana de gravidez, de modo que o hCG é essencial durante esse período para manter o seu bebê vivo.

Níveis de hCG

Depois que o embrião começa a produzir hCG, os níveis deste hormônio no seu corpo aumentam regularmente. A Associação Americana de Gravidez afirma que um exame de sangue pode detectar o nível de hCG cerca de 11 dias depois da concepção; um exame de urina pode detectar o hCG aproximadamente de 12 a 14 dias depois da concepção. Na maioria das gravidez, o nível de hCG dobra aproximadamente a cada dois ou três dias e chega ao pico em algum momento entra a oitava e décima primeira semana de gestação. Depois, o nível de hCG diminuirá e se manterá o mesmo durante o resto da gravidez.

Problemas com a produção de hCG

O nível de hCG normalmente aumenta em certas taxas durante o começo da gravidez. Se a sua obstetra ou sua parteira notarem que o nível de hCG está anormal, ela verificará diversas vezes para determinar o andamento da gravidez. De acordo com a Associação Americana de Gravidez, o alto nível de hCG no sangue pode indicar uma gravidez molar (crescimento anormal do tecido no seu útero) ou gravidez múltipla. O baixo nível de hCG no sangue pode indicar um aborto (perda espontânea da gravidez) ou uma gravidez ectópica (implantação do óvulo em um local fora do útero).

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...