Como produzir eletricidade com ímãs

••• light bulb image by Photosani from Fotolia.com

Muitas usinas de energia usam ímãs móveis para converter a energia cinética e magnética em corrente elétrica. Geradores magnéticos são um grande projeto de ciência por causa das instruções simples e premissa intrigante. A energia combinada do campo magnético e do movimento do ímã no interior de uma bobina de fio de cobre faz com que os elétrons no fio se movam, o que constitui uma corrente elétrica. Existem diversas variações dessa experiência, algumas mais difíceis de construir do que as outras. Fazer um gerador de ímãs móveis é uma forma simples de demonstrar o poder de geradores magnéticos.

Passo 1

film can and sd card image by dwags from Fotolia.com

Trace a forma da caixinha de filme fotográfico no papelão duas vezes com o lápis. Desenhe um círculo de 1,5 cm em volta de cada círculo traçado.

Passo 2

Recorte os círculos de forma que você tenha dois pedaços que encaixem perfeitamente em volta da caixinha e deslize-os para dentro da caixinha separados cerca de 2,5 cm. Enrole a fita isolante entre as peças de papelão e nas bordas exteriores da caixinha.

Passo 3

Enrole o fio magnético ao redor da caixinha, entre os pedaços de papelão, de mil a duas mil vezes, certificando-se de deixar uns poucos centímetros do início do fio para fora para que você possa ligar a lâmpada mais tarde.

Passo 4

Fixe o fio enrolado no lugar com um pequeno pedaço de fita, deixando uma parte longa de fio solta em cada extremidade. Raspe o isolamento dos pedaços de fio soltos com a lixa.

Passo 5

Enrole as pontas do fio em torno da base da lâmpada LED. Passe a fita para prender a lâmpada ligada ao fundo da caixinha.

Passo 6

Coloque o ímã de neodímio dentro da caixinha e feche a tampa. Segure a caixinha entre o polegar e o indicador para que a tampa não fique solta, agite a caixinha para frente e para trás para acender a lâmpada.

Mais recentes

×