×
Loading ...

Como projetar a construção de uma fogueira de jardim

As fogueiras de jardim são populares em quintais por todo o país, fornecendo um ambiente convidativo para a socialização durante o ano. Desfrutar ao máximo de sua fogueira requer um planejamento cuidadoso e uma incorporação correta no paisagismo, de maneira a incluir áreas de lazer seguras e de fácil acesso. As escolhas de modelos de fogueiras próprias para ambiente externo incluem os modelos portáteis e os fixos, alimentados por gás natural ou lenha, e podem ser feitos de pedras simples empilhadas e alinhadas no solo, estruturas metálicas pré-formadas e revestidas de pedras naturais.

Instruções

As fogueiras de quintal rústicas ou modernas oferecem um ambiente convidativo e aconchegante (campfire image by ELEN from Fotolia.com)
  1. Escolha um local no paisagismo afastado de árvores e outras estruturas. É necessário manter as chamas afastadas de edifícios e de qualquer vegetação que possam ser inflamadas pelas brasas e fagulhas. O Departamento de Incêndios da cidade de Iowa sugere manter uma fogueira portátil afastada a, no mínimo, 4,5 m de qualquer fonte de combustível, e a distância de segurança aumenta para 7,5 m se utilizar fogueiras fixas em ambiente externo.

    Loading...
  2. Faça um planejamento do piso. Meça o local, para se certificar que o projeto inclui espaço suficiente para a fogueira e tem as distâncias de segurança adequadas. Fazer o esboço que inclua edifícios, árvores e cercas pode ajudar a perceber como deverá colocar a fogueira dentro das fronteiras de sua propriedade e a posicioná-la afastada dos edifícios, conforme a distância de segurança.

  3. Escolha uma fogueira fixa ou portátil. Dependendo de seu paisagismo, orçamento e conhecimentos sobre construção, sua localização pode pré-determinar o tipo de fogueira adequada para seu quintal. Uma fogueira fixa requer um espaço próprio no paisagismo e pode criar um ponto focal ou de destino em seu quintal. Um modelo portátil, de pequenas dimensões, oferece mais flexibilidade, permitindo utilizar o espaço para múltiplas tarefas, para funcionar como área de pátio durante o dia e como abrigo acolhedor e iluminado à medida que a noite se aproxima.

  4. Faça o projeto utilizando materiais à prova de fogo. Quer a fogueira fixa fique abaixo ou acima do nível do solo, revista seu perímetro com pedra, aço ou pedras de pavimentação. Evite utilizar pedras de rio, que absorvem e retém a umidade, podendo explodir quando sujeitas a temperaturas elevadas. Espalhe uma camada de cascalho ao redor da fogueira ou construa um pátio feito de pedras de pavimentação embaixo de uma fogueira portátil, para proteger a área envolvente das brasas que se espalhem acidentalmente.

  5. Inclua uma área de lazer no projeto. Uma fogueira aconchegante e convidativa tem assentos largos para os amigos se sentarem e relaxarem. Os bancos de concreto e de pedra acrescentam uma aparência agradável, enquanto as cadeiras e os bancos portáteis são mais fáceis de aproximar ou afastar do fogo.

  6. Considere o uso de gás natural. Embora uma fogueira a lenha lembre imagens de acampamentos, muitos municípios restringem sua utilização. As fogueiras alimentadas por gás natural são tão fáceis de acender como um grelhador a gás e não fazem tanto fumo quanto as de lenha. Alternativas adicionais para o paisagismo incluem cobrir os queimadores de gás com uma placa de seixo decorativo ou de vidro temperado colorido.

Loading...

Dicas

  • Adicione um protetor de lareira sobre a fogueira para conter as brasas.
  • Queime apenas madeira sazonal e seca.

Aviso

  • Mantenha um extintor de incêndio ou mangueira de jardim próximos, para apagar quaisquer brasas e fagulhas que se espalhem.
  • Nunca deixe um fogo ativo sem monitoramento, e certifique-se de apagá-lo antes de abandonar essa área.
  • Verifique os regulamentos sobre construção de fogueiras em sua cidade e quais os requisitos de segurança antes de construir ou comprar uma fogueira.

O que você precisa

  • Trena
  • Papel gráfico
  • Lápis

Referências

Loading ...
Loading ...