×
Loading ...

Projetos de ciências sobre fenômenos naturais

Existem diferentes tipos de fenômenos naturais. Os fenômenos geológicos incluem terremotos e vulcões; os meteorológicos, furacões e tempestades e os oceanográficos, tsunamis e correntes oceânicas. Esses fenômenos podem fazer projetos para feiras de ciências fascinantes e impressionantes, de vulcões de mesa em erupção até tsunamis caseiros.

A natureza produz algumas das forças mais destrutivas do planeta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Terremotos

Pesquise os mitos que envolvem os terremotos, como animais que os preveem e a terra engolindo todas as pessoas. Entreviste diferentes pessoas e peça suas opiniões sobre esses mitos. Anote os resultados e tente averiguar se há um grupo específico de pessoas que acreditam nesses mitos. São pessoas mais jovens ou mais velhas? Alternativamente, investigue as ondas sísmicas e como elas funcionam. Estude os diferentes tipos de ondas e como elas aparecem em um sismograma. Construir o seu próprio sismograma pode ser uma maneira fascinante de estudar como tudo funciona, bem como demonstrar o processo para os outros.

Loading...
Os terremotos são extremamente destrutivos e podem causar uma incrível quantidade de danos (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Vulcões

Construir um modelo de vulcão em erupção usando vinagre e bicarbonato de sódio pode ser um projeto muito empolgante. A reação química causada pela adição de bicarbonato de sódio ao vinagre provoca uma erupção impressionante. No entanto, um modelo por si só não é suficiente para uma feira de ciências. Investigue fatos vulcânicos, como a série de eventos que fazem com que um vulcão entre em erupção. Investigue vulcões famosos, se existe um padrão de quantas vezes eles entraram em erupção ao longo da história e se existe uma maneira de prevê-las. Investigue as estatísticas, como o número de mortes anuais causadas por vulcões.

Impressione os avaliadores com seu próprio vulcão em erupção (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tsunamis

Muitas pessoas referem-se aos tsunamis como maremotos, mas eles têm muito pouco a ver com a maré. Investigue exatamente o que é um tsunami. Pense em como é criado, como se desenvolve e quais são os seus efeitos. Utilize fotos e fale sobre um tsunami famoso e os efeitos que teve sobre a área ao redor. Recrie um tsunami usando um grande reservatório de água. Coloque cascalho inclinado na água para recriar o efeito. Experimente diferentes materiais e quantidades para criar vários tipos de efeitos do tsunami e registre seus resultados.

Um tsunami é muito maior e mais destrutivo do que um maremoto (Comstock/Comstock/Getty Images)

Furacões

Quando começar a pesquisar os furacões para o seu projeto, vise encontrar respostas para questões sobre como se formam, a diferença entre um furacão e um tufão, quando a temporada de furacões começa e onde eles ocorrem mais. Também investigue os procedimentos de segurança, quem são os caçadores de furacões e o que fazem. Ilustre como a pressão que cria um furacão é causada colocando de três ou quatro palitos de fósforos acesos dentro de uma garrafa e um ovo cozido descascado sobre a sua boca. Como o ar quente dentro da garrafa esfria e comprime após os fósforos apagarem, uma pressão menor que a de fora é criada, fazendo com que o ovo seja sugado para dentro dela.

Investigue as causas e efeitos de um furacão (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...