Quais eram os dois objetivos principais dos artistas renascentistas?

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

A arte renascentista consiste em trabalhos criativos visuais, esculturais e estilísticos dos artistas europeus durante o Renascimento, geralmente definido como a era entre o século 15 e o início do século 17. A maior parte da arte renascentista floresceu na Itália nesse período, mas as técnicas artísticas do Renascimento chegaram até França, Alemanha e o resto da Europa. Os dois objetivos primários dos artistas renascentistas eram a expansão da expressão artística além do cenário religioso e a expressão artística realista.

Cenários não religiosos

Comstock/Comstock/Getty Images

Uma combinação de fatores contribuiu para que o interesse artístico fosse além do cenário religioso durante o Renascimento. A riqueza da família Medici em Florença permitiu que eles se tornassem os primeiros patronos da arte fora da Igreja Católica. Conforme a riqueza na Europa crescia, outros indivíduos ricos também se tornaram mecenas permitindo que os artistas se focassem em atividades de sua escolha. Além disso, o crescimento do Humanismo - focado em atividades terrenas ao invés de espirituais - criou uma cultura na qual cenários realistas ou fantasiosos eram vistos com preferência.

Realismo

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O Renascimento também viu o surgimento da arte realista, em forte contraste com os estilos mais simplistas e artísticos estilizados do passado. O Humanismo Renascentista contribuiu para os artistas examinarem perspectivas e técnicas tridimensionais, estudando a anatomia humana e retratando as pessoas em cenas cotidianas. A "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci é um dos exemplos mais famosos de arte renascentista, representando uma figura extremamente simples sentada com um cenário detalhado de uma paisagem realista.

Ligações com a sensibilidade clássica

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

O Renascimento testemunhou o aumento do interesse nos textos e estilos artísticos clássicos gregos e romanos. A arte, a arquitetura e o estudo acadêmico, junto com as cerimônias civis e religiosas por toda a Europa, procuraram imitar o estilo e as atitudes clássicas. Além disso, novos modos de viagens permitiram aos artistas e acadêmicos realizar expedições arqueológicas para ruínas antigas e trazer de volta conhecimento de primeira mão de ideais clássicos. O foco clássico da vida na Terra, ao invés de experiências religiosas, influenciou fortemente os artistas renascentistas.

Famosos artistas renascentistas

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O primeiro grande artista renascentista foi Giotto. Ele viveu antes do que a maioria dos historiadores considera o início do Renascimento, mas pintou cenas realistas e terrenas. Os artistas posteriores expandiriam o trabalho que ele começou. Leonardo da Vinci é talvez o artista renascentista mais famoso e criou peças como a "Mona Lisa" e "A Última Ceia". Michelangelo foi um pintor, escultor e arquiteto famoso e sua estátua de David permanece famosa no mundo todo. Michelangelo também pintou a cúpula da igreja de São Pedro em Roma e o teto da Capela Sistina.

Mais recentes

×