×
Loading ...

Projetos científicos que são fáceis mas impressionam

Estudantes não precisam gastar muito dinheiro ou se sentirem completamente confusos a respeito de projetos de ciência para fazer com que eles fiquem bons. Muitos experimentos científicos exploram conceitos simples com pouquíssimos materiais. Entretanto, os estudantes não devem deixar para o último minuto ou ignorar os detalhes. Não é porque esses projetos são simples que eles não ensinam ótimas lições.

Projetos científicos não precisam ser difíceis para serem impressionantes (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Projeto de barco

Usando papel-alumínio, faça quatro ou cinco barcos de formatos diferentes, dobrando as pontas do papel. Use um pedaço de papel para um barco, e usando o mesmo formato do primeiro, faça outro barco com dois pedaços do papel. Tente fazer barcos de formatos e tamanhos diferentes. Com uma caneta à prova d'água, nomeie cada barco: A, B, C e etc. Na feira de ciência, encha uma banheira com água. Coloque os barcos na banheira e coloque um jarro com moedas próximo à banheira. Conforme as pessoas forem se aproximando de seu experimento, peça a elas para colocarem moedas em cima dos barcos. Anote quantas moedas cada barco aguenta sem afundar. Crie um painel que mostre o motivo pelo qual barcos são criados em certos formatos e tamanhos e com certos materiais.

Loading...
Esse projeto mostrará como barcos boiam (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Projeto de entortar a água

Pergunte aos participantes se você pode passar um pente em seus cabelos. Esfregue o pente de plástico algumas vezes no cabelo do participante. Abra uma torneira e coloque o pente carregado de estática próximo à água, mas não deixe o pente tocar na água. A água deve entortar. Crie um painel que explique por que a água entorta e qual efeito a eletricidade estática tem sobre a água. Esterilize o pente entre as apresentações ou use pentes descartáveis.

Entorte a água com esse projeto (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Sal e água fervente

Para demonstrar como o sal afeta a água fervente, tenha duas panelas com água fervente em sua apresentação de feira de ciências. Chame a primeira de "controle" e a segunda de "água salgada". Use termômetros digitais presos na lateral das panelas para monitorar as temperaturas. Adicione uma colher de sal para cada dois copos de água na panela "água salgada". Mostre o termômetro digital para as pessoas verem o resultado. Crie um painel que explique o motivo da água salgada ser mais quente que água normal. Lembre-se de encher constantemente as panelas de água conforme for evaporando.

Entenda por que cozinheiros salgam água fervente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Projeto de cheirar e experimentar

Descubra como o paladar e o olfato se afetam. Esse experimento funciona bem em feiras de ciência nas quais os visitantes andam de um experimento para outro. Quando alguém se aproximar de seu experimento, pergunte se a pessoa gostaria de ser um experimento de ciência. Primeiro, peça ao participante que coloque uma venda nos olhos. Depois, segure algo com cheiro debaixo de seu nariz e peça que ele cheire. Peça ao participante para colocar sua língua para fora e coloque um pirulito em sua boca ou dê a ele uma bala. Para finalizar pergunte ao participante o que ele cheirou e degustou. Analise cada resposta dos participantes em um quadro para que as pessoas possam ver.

Use um pirulito para esse projeto (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...