×
Loading ...

Projetos de arte para crianças com técnica de aquarela e sal

Manter as crianças ocupadas e ativas é algo que pode ser feito por meio de várias atividades e projetos. A pintura, principalmente com tinta aquarela atóxica, é uma forma de deixá-las ser criativas. Você pode alterar a aparência e textura de uma pintura em aquarela ao adicionar sal de mesa, pedra de sal ou sal grosso na parte superior da pintura. Utilizar esse método pode transformar uma pintura de paisagem plana em um trabalho de arte com ondulações.

As crianças podem transformar a pintura com aquarela ao salpicar sal por cima, para dar um toque de textura (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Papel caseiro reciclado

As crianças podem usar a técnica de aquarela e sal para fazer seus próprios papéis, que podem ser usados para outros projetos de artesanato. Utilize um papel mais pesado, como papel colorido para artesanato, e peça que seu filho o pinte. Use tintas aquarela e diga para ele desenhar linhas, formas ou rabiscos de círculos. Enquanto a tinta ainda estiver úmida, deixe o papel reto e salpique o sal em toda a sua superfície. Use um borrifador cheio de água e borrife em toda a folha. As crianças verão as cores escorrerem e se espalharem. Deixe o papel secar remova o sal restante, batendo-o sobre uma mesa. Depois disso, ele pode ser utilizado para outros projetos.

Loading...

Ondas do oceano

Utilizar tintas aquarela e sal cria efeitos em cascata sobre o papel, pois o sal muda a sua textura. Um projeto para incorporar essa textura ondulada é fazer uma pintura sobre a praia. Para isso, as crianças devem utilizar pedaços maiores de papel ofício. Peça que seu filho desenhe uma praia e o oceano. Faça-o parar de pintar quando a parte da areia e do mar estiverem completas. Salpique o sal diretamente na tinta úmida, onde você quer que o papel tenha o aspecto de uma ondulação. Deixe-o secar e peça para as crianças continuarem a desenhar ou pintar a praia.

Loucuras da floresta

Utilizar a técnica de aquarela e sal para criar a textura de uma pintura ou um projeto também pode ser útil ao fazer um diorama ou uma cena sobre a floresta tropical. Utilize papel branco comum para a criança pintar uma floresta de árvores exuberantes e o céu. Enquanto a tinta aquarela ainda estiver úmida, salpique o sal em todo o quadro para criar um efeito cascata que será semelhante à chuva. Deixe o papel secar e cole-o no interior da parte de trás de uma caixa de sapatos, para criar um pano de fundo para um diorama da floresta tropical. Peça para as crianças terminarem o projeto adicionando flores e animais recortados no resto da caixa, para terminar a obra de arte.

Dia de chuva

Crie uma obra de arte de parede para celebrar a primavera e a estação chuvosa, utilizando a técnica de aquarela e sal como forma de acentuar a obra. Faça a criança criar um guarda-chuva de papel para pendurar na parede. Utilizando papel branco, peça que ela pinte círculos grandes com aquarela de cor azul. Salpique o sal no topo da tinta para fazer as áreas pintadas de azul ficarem onduladas. Corte os pingos de chuva do papel e fixe na parede sob o guarda-chuva, para criar uma cena que pareça com pingos de chuva caindo. Você também pode fazer um sol ondulado ao pintar o papel branco de amarelo, salpicar o sal na tinta e, em seguida, cortar o sol para pendurar na parede também.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...