×
Loading ...

Projetos de sociologia sobre percepção para feira de ciências

As pessoas são um ótimo tema de pesquisa para projetos escolares de feiras de ciências. Os alunos aprendem nas aulas de sociologia sobre a estrutura, o funcionamento e o desenvolvimento da sociedade humana. Produzir uma ideia para um projeto de feira de ciências sobre a percepção a partir de um ponto de vista social pode ajudar os alunos a desenvolver pesquisas como sociólogos e ensinar-lhes algumas lições além dos conteúdos abordados no livro didático.

As pessoas são um ótimo tema de pesquisa para projetos escolares de feiras de ciências (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Identidade social e percepção

O comportamento das pessoas em grupos é fascinante e algumas descobertas mostram que ele também pode ser bastante inquietante. Assim que as pessoas se reúnem, começam a fazer coisas estranhas sem ter consciência disso. Alguns imitam os outros membros do grupo, sentem a necessidade de um líder ou querem brigar com outros grupos para defender o seu. Os alunos podem examinar como a teoria da identidade social de Henri Tajfel se aplica à percepção e ao preconceito por meio de uma análise sobre grupos rivais no esporte. Eles podem, em seguida, apresentar seus resultados.

Loading...

Como a moda afeta a percepção

A aparência pode ter um impacto sobre a forma como as pessoas interagem entre si. Os alunos podem registrar como as pessoas respondem que horas são a uma garota com roupa social em comparação a uma garota com roupas mais masculinas. Esse projeto requer uma câmera de vídeo e um ajudante. O objetivo desse experimento é examinar como a moda influencia a percepção das pessoas em relação a um estranho fazendo um pedido. O projeto pode ser realizado em um shopping center, em frente a um supermercado ou em uma rua movimentada.

Percepção de tempo

O uso do tempo é, na sociologia, um fator importante para compreender o comportamento humano. Um projeto sobre a percepção de tempo para uma feira de ciências pode incluir uma análise sobre a forma como ele é distribuído entre várias tarefas em diferentes grupos sociais. Os alunos podem estimar a duração de algumas atividades diárias, como o deslocamento para o trabalho, compras e alimentação, e compará-la com o tempo real necessário para completá-las. Essa informação também pode ser apresentada com as atitudes sociais que cada grupo tem perante o tempo.

Por que as adaptações cinematográficas de livros desapontam os leitores?

As adaptações cinematográficas de livros populares frequentemente desapontam os leitores por causa das mudanças no enredo e da redução da história para fazê-la caber no formato de filme. Faça algumas pessoas compararem cenas de um filme com as passagens correspondentes no livro em que ele se baseia. O objetivo desse projeto é identificar os fatores que tornam um formato melhor que o outro para diferentes grupos. Os estudantes podem utilizar a adaptação de um livro lido em classe ou filmes das séries "Crepúsculo" e "Harry Potter" nesse projeto.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...