×
Loading ...

Propriedades funcionais do aço inoxidável 440C

Entender as propriedades funcionais de ligas de aço inoxidável 440C ajuda a determinar se elas podem cumprir as exigências físicas e mecânicas de sua aplicação. A qualidade 440C de aço inoxidável é uma liga martensítica de alto nível de carbono. Produtos feitos com ela apresentam durabilidade, força, dureza e resistência aceitável à ferrugem, manchas e corrosão.

Anel de aço inoxidável com rolamentos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tipos de liga de aço inoxidável 440C

A aplicação de calor e o uso de forja em aço inoxidável 440C é o método tradicional para formar o 440C forjado. O processo de moldagem por injeção combina pós e vinculantes metálicos. O material é aquecido, formado, resfriado, desvinculado e sinterizado para formar o 440C MIM. O processo de metal pulverizado usa a pressão de pós de metais ásperos em um molde. O processo de sinterização limita as propriedades físicas que podem ser produzidas com o 440C PM.

Loading...

Trabalhando com propriedades físicas e mecânicas da liga de aço inoxidável 440C

Aquecer o 440C aumenta sua dureza e torna-o mais difícil de moldar ou dobrar. Cortar e processar o 440C endurecido com uma máquina não é fácil. A dureza também torna a soldagem difícil, pois rachaduras frias podem se formar na área soldada ou aquecida. Aquecer o material e então esfriá-lo lentamente é um processo chamado de recozimento. Ele amacia o 440C e permite cortá-lo ou processá-lo em uma máquina com pouca ou nenhuma dificuldade.

Aplicação de liga de aço inoxidável 440C

A resistência ao uso em longo prazo e à corrosão torna o aço inoxidável 440C um bom candidato para uma variedade de produtos. É possível encontrar o material em itens como facas de cozinha, instrumentos médicos, válvulas, engrenagens, eixos, propulsores e rolamentos.

Instrumentos médicos de aço inoxidável (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)

Passivação

O aço inoxidável básico contém ferro e cromo. Quando o cromo se mistura com o oxigênio, ele forma uma camada por cima do aço inoxidável que o protege contra a ferrugem, manchas e corrosão. Se essa camada protetora for danificada, ela se consertará, desde que haja oxigênio suficiente disponível (passivação). O aço inoxidável 440C pode ter até 18% de cromo, e a resistência à corrosão é menor do que outros aços inoxidáveis devido ao alto conteúdo de carbono.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...