×
Loading ...

Como fazer seu próprio instrumento musical passo a passo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se está procurando uma ideia para um projeto de ciências ou apenas em busca de diversão para um dia chuvoso, fazer um instrumento musical usando alguns materiais comuns é uma ótima opção. Além de ser uma ótima chance de ser criativo, é também uma oportunidade para aprender mais sobre os princípios científicos do som, tais como tom e vibração. Esse projeto, que cria um instrumento de cordas de percussão híbrido, a partir de uma lata de café e elásticos, é simples o suficiente para as crianças fazerem-no, o que o torna a atividade ideal para desenvolver em sala de aula.

Instruções

Faça um instrumento simples e aprenda mais sobre os princípios científicos do som (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Esvazie a lata de café, lave-a e seque-a totalmente.

    Loading...
  2. Pinte a parte externa da lata, caso queira adicionar seu próprio toque decorativo ao instrumento. Permita que a tinta seque completamente antes de avançar para o passo seguinte.

  3. Estique três ou quatro elásticos longitudinalmente em torno da lata até que eles atravessem a boca.

  4. Dedilhe os elásticos para fazer vários sons. Batuque no fundo da lata para criar ritmos. Pratique o instrumento até que consiga criar sons e ritmos simultaneamente.

  5. Altere os tons do instrumento usando elásticos de diferentes espessuras e tamanhos. Mude a afinação usando as cavilhas de madeira ou pequenos paus entre as tiras de borracha e a lata. Isso aumenta a tensão sobre o elástico, o que aumenta o tom.

Loading...

O que você precisa

  • Lata de café
  • Tinta
  • Pincel
  • Elásticos
  • Cavilhas de madeira

Referências

Loading ...
Loading ...