×
Loading ...

Como fazer seu próprio instrumento musical passo a passo

Se está procurando uma ideia para um projeto de ciências ou apenas em busca de diversão para um dia chuvoso, fazer um instrumento musical usando alguns materiais comuns é uma ótima opção. Além de ser uma ótima chance de ser criativo, é também uma oportunidade para aprender mais sobre os princípios científicos do som, tais como tom e vibração. Esse projeto, que cria um instrumento de cordas de percussão híbrido, a partir de uma lata de café e elásticos, é simples o suficiente para as crianças fazerem-no, o que o torna a atividade ideal para desenvolver em sala de aula.

Instruções

Faça um instrumento simples e aprenda mais sobre os princípios científicos do som (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Esvazie a lata de café, lave-a e seque-a totalmente.

    Loading...
  2. Pinte a parte externa da lata, caso queira adicionar seu próprio toque decorativo ao instrumento. Permita que a tinta seque completamente antes de avançar para o passo seguinte.

  3. Estique três ou quatro elásticos longitudinalmente em torno da lata até que eles atravessem a boca.

  4. Dedilhe os elásticos para fazer vários sons. Batuque no fundo da lata para criar ritmos. Pratique o instrumento até que consiga criar sons e ritmos simultaneamente.

  5. Altere os tons do instrumento usando elásticos de diferentes espessuras e tamanhos. Mude a afinação usando as cavilhas de madeira ou pequenos paus entre as tiras de borracha e a lata. Isso aumenta a tensão sobre o elástico, o que aumenta o tom.

Loading...

O que você precisa

  • Lata de café
  • Tinta
  • Pincel
  • Elásticos
  • Cavilhas de madeira

Referências

Loading ...
Loading ...