Como proteger um autógrafo feito com marcador permanente

••• Michael Blann/Lifesize/Getty Images

Autógrafos são lembranças preciosas que gostaríamos de guardar para sempre. Muitas vezes, estrelas do rock, atletas profissionais e outras celebridades assinam peças de roupa, como uma camisa de time, um boné ou uma camiseta de um show. Um autógrafo feito com marcador permanente sobre o pano, entretanto, irá desbotar ou até se apagar com o tempo se a roupa for lavada frequentemente ou exposta repetidamente à luz do sol. Felizmente, há medidas que você pode tomar para conservar seu precioso autógrafo e apreciá-lo durante muitos anos.

Passo 1

Aplique calor com um ferro de passar antes de lavar a peça de roupa autografada. Isso ajudará a cor a "assentar" e oferecerá proteção contra lavagens futuras. Se você não tiver um ferro de passar, coloque a roupa numa secadora quente por alguns minutos.

Passo 2

Borrife uma camada de verniz incolor em spray, sem acetona, sobre autógrafos em lembranças esportivas, guitarras ou outros itens que não serão usados ou lavados, para adicionar uma cobertura protetora. Coloque o objeto sobre uma superfície firme, segure a lata a uma distância de 30 a 35 centímetros e pressione o gatilho durante alguns segundos.

Passo 3

Guarde seus objetos autografados em uma redoma de vidro ou num porta-retratos com a proteção UV mais alta que você encontrar. A luz do sol é o elemento mais prejudicial aos autógrafos; raios ultravioleta fazem com que a tinta desbote rapidamente quando exposta à luz. Evite expor os objetos à luz direta do sol.

Mais recentes

×