Protocolo Wiegand

Protocolo Wiegand

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A interface Wiegand é um padrão de fiação usado para conectar mecanismos de acesso de cartão e outros dispositivos de segurança para sistemas eletrônicos de entrada que leem informações de entrada. Os protocolos modernos dos sistemas podem variar.

História

O sistema é baseado no efeito Wiegand, um fenômeno físico descoberto por John R. Wiegand, o qual observou que um sistema de fiação especialmente construído poderia detectar ligeiros campos magnéticos.

Função

A descoberta levou ao desenvolvimento de sistemas de segurança de acesso que fazem uso de pequenos imãs em cartões e em outras chaves de acesso, por meio de um código binário. A interface utiliza três fios, um aterrado e dois usados ​​para transmissão de dados, chamados de "DATA0" e "DATA1" ou "Data Low" (dados baixos) e "Data High" (dados altos). Os "zeros" são os impulsos sobre o fio DATA0, enquanto os "uns" são os impulsos sobre o fio DATA1.

Protocolo Binário

DATA0 e DATA1 estão em alta tensão quando não existem dados transmitidos. Quando um "zero" é enviado, o fio DATA0 está em baixa tensão enquanto o fio DATA1 permanece em alta tensão. Para o envio de um "um", o fio DATA1 está em baixa tensão enquanto o fio DATA0 permanece em alta tensão.

Protocolo de comunicações

O protocolo Wiegand originalmente era constituído de 24 bits: 8 bits de código de acesso e 16 bits de código de identificação prefixados e pós-fixados com os bits de paridade. O primeiro bit de paridade é calculado a partir dos primeiros 12 bits, enquanto que o último bit de paridade é calculado a partir dos bits restantes. Versões modernas deste protocolo têm comprimento variável e os bits de dados podem variar de 24 a 40 bits.

eHow Brasil
×