Como fazer um purificador de ar com carvão ativado

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Filtros de carvão ativado são utilizados para vários fins. O mais comum é como um filtro de água, para retirar as impurezas presentes na água potável. Entretanto, o carvão ativado também é útil como um filtro de ar, para remover as impurezas de seu fornecimento de ar. Fazer um filtro de ar com carvão ativado requer apenas alguns materiais, e uma vez construídos, podem ser rapidamente conectados a um sistema de ventilação para começar a filtragem.

Passo 1

Reduza o filtro de carvão ativado até um tamanho de cerca de 20 centímetros de largura e 1,20 metro de comprimento. Um tamanho comum para alguns filtros de carvão ativado para substituição do filtro de ar é de 40 centímetros por 1,20 metro, portanto, neste caso, você poderá cortar o filtro de carbono ao meio.

Passo 2

Corte a blindagem de alumínio de modo que tenha 30 centímetros de largura. Usar larguras alternativas para o carvão ativado e para a blindagem de alumínio é bom, porém, a blindagem deve ser sempre 10 centímetros maior que o filtro. O pedaço de tela de alumínio também deverá ter cerca de 1,20 metro de comprimento.

Passo 3

Enrole a blindagem de alumínio, utilizando a tampa e o conector como as peças da extremidade do invólucro. O conector e a extremidade do duto deverão ter o tamanho adequado para se conectarem ao seu sistema de ventilação. Pare ao menos uma vez por camada de blindagem de alumínio e utilize a silver tape para fixar a blindagem, tanto na extremidade da tampa quanto do conector.

Passo 4

Aplique várias camadas da silver tape em cada extremidade da folha de alumínio, após feito o invólucro, para mantê-las no lugar.

Passo 5

Enrole o carvão ativado em torno dos 20 centímetros da blindagem de alumínio exposta.

Passo 6

Adicione uma abraçadeira em cada extremidade do filtro de carvão para mantê-lo no lugar.

Passo 7

Instale o filtro no seu sistema de ventilação.

Mais recentes

×