×
Loading ...

Como fazer um quadrado com um compasso em um retângulo

Um quadrado é um retângulo em que os quatro lados têm o mesmo comprimento. Use um compasso para construir um quadrado dentro de um retângulo, traçando uma série de arcos. O primeiro arco localiza um ponto ao longo de um dos lados do retângulo, que é do mesmo comprimento que o lado adjacente. Desenhe arcos atravessados para fazer uma linha perpendicular a este ponto. Essa linha dividirá o retângulo em um quadrado e um outro retângulo.

Instruções

Use um compasso para desenhar linhas perfeitamente congruentes e perpendiculares (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Coloque a agulha do compasso em um canto do retângulo (designado como ponto P). Estenda a dobradiça do compasso e coloque o lápis no canto mais próximo do qual você colocou a agulha (designado como ponto Q).

    Loading...
  2. Desenhe um arco com o lápis a partir do ponto Q, através do interior do retângulo até o lado oposto. Nomeie a interseção do arco e a lateral do retângulo como ponto A.

  3. Coloque a agulha do compasso no ponto A. Estenda a dobradiça do instrumento de modo que o lápis vá além do lado oposto do retângulo.

  4. Desenhe arcos atravessados no lado oposto do retângulo em dois pontos diferentes, sem ajustar a dobradiça. Identifique os pontos como B e C.

  5. Coloque a agulha do compasso no ponto B. Estenda a dobradiça para que o lápis esteja a um pouco mais da metade de distância até o ponto C. Desenhe um grande arco do lado do retângulo em qualquer direção.

  6. Coloque a agulha do compasso no ponto C, sem ajustar a dobradiça. Desenhe um arco que intercepte o que foi desenhado na etapa anterior e nomeie a interseção dos dois arcos como ponto D.

  7. Desenhe uma linha reta ligando o ponto A e o D com a sua régua; essa linha subdividirá o retângulo em um quadrado e um retângulo. O quadrado é formado pelos pontos P, Q e o segmento da linha AD dentro do retângulo.

Loading...

O que você precisa

  • Compasso
  • Régua

Referências

Loading ...
Loading ...