Quais cães nascem com rabo curto?

O buldogue inglês tem um rabo naturalmente curto e enrolado

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Nenhum cão nasce com o rabo cortado. Este é um procedimento cirúrgico que normalmente é feito nos primeiros meses de um filhote. Os donos podem escolher cortar o rabo de seus animais por razões estéticas ou funcionais. Algumas raças de cães tem um gene que causa um rabo naturalmente curto ou inexistente. Em algumas raças, em que o corte é benéfico para o cão, os criadores continuaram a passar o traço para as gerações seguintes.

Buldogues

Os buldogues francês e inglês nascem com rabos curtos naturalmente. A cauda da raça tem de cerca de 2,5 cm e é enrolada, ou o animal pode nascer sem cauda. Os criadores de buldogue inglês querem mandíbulas fortes, orelhas pequenas, pescoços largos e nenhum rabo, para ficarem com aparência de touro. O francês evoluiu como uma versão menor do inglês e manteve a característica do rabo enrolado. O primo desses dois cães, o Boston Terrier, também tem uma cauda naturalmente curta e enrolada, ou nenhuma cauda.

Braco da Borbônia

O braco da Borbônia, ou o apontador francês, pode ter uma cauda naturalmente curta e reta, ou não ter nenhuma. O cão foi principalmente criado pela estética de seu rabo. Homens que praticam caçadas usam esse cão de caça para apontar a presa; o cachorro deve ficar em silêncio e indicar para onde o dono deve atirar. O curto rabo ajuda a enfatizar a linha de visão que o caçador deve seguir.

Pastor australiano

O pastor australiano, apesar do nome, foi criado nos Estados Unidos, como um cão de trabalho de fazenda. O nome origina dos imigrantes australianos que vieram pela Espanha e que levaram o cão com eles para os EUA. O pastor australiano tem uma cauda naturalmente reta e curta, com dez centímetros sendo o seu comprimento máximo. Eles são cães de pastoreio, que também trabalham frequentemente como guias, farejadores e fazem busca e resgate.

Corgi galês

O Pembroke corgi galês nasce com uma cauda curta e às vezes arredondada. A raça foi desenvolvida para ser um cão de pastoreio e de fazenda. Criadores da raça corgi favoreceram o traço curto para que as vacas e ovelhas não pisassem na sua cauda, já que ele é tão baixinho. A ênfase no comprimento da cauda do corgi tem variado ao longo da história da raça. Quando ele nasce com a cauda mais longa, geralmente corta-se. O comprimento máximo do rabo de um cão de exposição é de cinco cm. A raça similar, o Cardigan corgi galês, nasce com uma longa cauda que faz parte do padrão da raça.

eHow Brasil
×