×
Loading ...

A diferença entre o pastor alemão ocidental e o oriental

Os pastores alemães orientais e os pastores alemães ocidentais representam duas das muitas variações da raça canina pastor alemão (também chamada de pastor de Alsácia). As diferenças entre os cães desenvolvidos na Alemanha ocidental e os cães desenvolvidos na Alemanha oriental podem ter sido influenciadas pelas condições internas de seu país de origem, que na época havia sido dividido.

Os pastores alemães são uma das raças mais conhecidas do mundo (german shepherd image by Olga Drozdova from Fotolia.com)

A divisão da Alemanha

A divisão das características dos pastores alemães ocidentais e orientais, ocorreu por causa da divisão da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. Muitas das diferenças entre essas duas vertentes da raça ocorreu por causa das condições dentro de seus respectivos países. Enquanto na Alemanha Ocidental os cães criados para shows eram muito diferentes dos cães criados para o trabalho, na Alemanha Oriental os cães foram desenvolvidos para atacar pessoas que tentavam atravessar o muro de Berlim, outros foram criados para o pastoreio, alguns para shows e outros como simples cães de estimação. Talvez pela agressividade dos cães orientais, os ocidentais ficaram mais populares em todo o mundo.

Loading...

O pastor alemão oriental

Os cães pastores da Alemanha Oriental, conhecidos na época como pastores alemães DDR (Deutshe Demokratishe Republik), tendiam a ser mais escuros, com grandes cabeças em formato de bloco, estrutura óssea de grande porte e uma aparência mais magra. Suas costas não eram curvilíneas como as costas dos pastores alemães comuns, e tendiam ser mais retas. Os pastores alemães orientais foram mais desenvolvidos para o trabalho, devido a sua grande habilidade para a questão e são menos propensos a problemas de saúde, como a displasia da anca, que é dificilmente observada na raça. Eles possuem altos níveis de energia e precisam de exercícios físicos o suficiente (como o trabalho) para mantê-los saudáveis​​.

O pastor alemão ocidental

Os pastores alemães ocidentais possuem uma clara diferença quanto aos cães de trabalho do oriente. Suas características apontam que eles foram criados principalmente para terem uma boa aparência física e não são tão corajosos e nem possuem os instinto fortes de trabalho de seus colegas orientais. Essas características físicas ficaram muito famosas tanto em território alemão quanto fora do país. Para muitos, o pastor alemão ocidental possuí as verdadeiras características físicas do pastor alemão original, enquanto o pastor alemão oriental foi desenvolvido apenas para o trabalho. Os ocidentais possuem um corpo mais inclinado do que os orientais, mas não tão inclinados quanto a vertente americana da raça. Eles no entanto, mantêm um alto nível de energia, portanto exigem muito exercício físico.

Outros tipos de pastores alemães

A vertente americana da raça representa a maior parte das características físicas encontradas em pastores alemães pelo mundo, incluindo não só a inclinação das costas como também o hábito comportamental afiado ao pastoreio. Os pastores alemães da América possuem características físicas maiores e mais esbeltas do que os alemães originais. Já os pastores alemães britânicos possuem ossos grandes e um corpo longo e reto. Ambas as vertentes, britânica e americana, possuem um temperamento mais calmo e requisitos de energia mais baixos do que a raça original alemã. Já os pastores alemães checos, possuem maior semelhança aos pastores alemães orientais, e alguns os consideram como os verdadeiros pastores alemães. Outras vertentes que ainda podem ser citadas são os pastores alemães brancos (não albinos) e os pastores alemães de pelagem comprida.

Combinação de linhagens

Enquanto alguns criadores criam apenas o ocidental puro, o oriental puro ou outros tipos de linhagem da raça, muitos criadores combinam diferentes linhagens a fim de obter as melhores características de cada uma. Uma das combinações mais comum tenta cruzar a baixa incidência de displasia da anca e os fortes instintos de trabalho do pastor alemão oriental com as características físicas refinadas dos pastores alemães de linhagem americana.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...