×
Loading ...

Quais são as causas de convulsões em shih tzus idosos?

A predisposição genética do shih tzu é grande para problemas respiratórios, auditivos e oculares e doenças da coluna vertebral, mas um cão dessa raça normalmente não nasce com epilepsia. No entanto, existem várias outras causas para as convulsões, incluindo doenças, toxinas, tumores e a dieta.

Quais são as causas de convulsões em shih tzus idosos? (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Genética

Se seu shih tzu teve convulsões ao longo de sua vida, que pioram com a idade, ele provavelmente tem epilepsia idiopática. Sua causa é desconhecida, mas geralmente é considerada hereditária.

Loading...

Tumores

À medida que um shih tzu envelhece, seu risco de desenvolver um tumor (seja cancerígeno ou benigno) aumenta. Esses tumores podem perturbar o funcionamento do cérebro e provocar convulsões.

Dieta

Se seu shih tzu idoso alimenta-se exclusivamente de ração canina comercial, ele pode ser alérgico aos aditivos, corantes e conservantes incluídos em muitas rações. As convulsões podem ser uma reação a esses aditivos.

Toxinas

A ingestão de metais pesados, inseticidas e plantas venenosas podem desencadear uma convulsão em shih tzus de qualquer idade. O contato com fertilizantes, herbicidas e produtos domésticos, como os limpadores, também podem resultar em crises convulsivas.

Doenças

Se seu shih tzu idoso apresenta consistentemente um nível baixo de açúcar no sangue, uma disfunção da tireoide, desvio portossistêmico ou uma infecção cerebral, ele pode desenvolver convulsões.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...